ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

09/03/2018

Convívio, contato com a natureza e diversão: São Chico e Espaço Bem Viver como destino

São Chico. Crédito: Grupo de viagem Inclusão e Afeto

Nos dias 7 e 8 de março, um ônibus confortável com guia de turismo levou um grupo de 32 pessoas para fazer o Roteiro Inclusão e Afeto com hospedagem no Espaço Bem Viver da APCEF, em São Francisco de Paula. A primeira parada foi no Templo Budista de Três Coroas, o Templo Khadro Ling, com almoço temático no Restaurante Tibetano. Em São Chico, jantar e almoço no Hotel Cavalinho Branco, café na manhã no Centro de Convivência, passeio pelo Lago São Bernardo, visita a um atelier de arte. Houve uma visita à Livraria Miragem, um espaço muito característico: além de um grande acervo literário, atrai pela arquitetura e pela originalidade, fruto do trabalho da idealizadora, a professora de história aposentada Luciana Olga Soares, que recebeu o grupo para uma roda de conversa destacando a importância da história de um povo; falou também sobre a destruição de todo o ecossistema da região. Catia Justo foia guia de turismo. 

Além disso, foi a oportunidade de dormir e acordar nas aconchegantes cabanas da APCEF, tomar café da manhã coletivo com poesia e leitura de conto pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres no Centro de Convivência, assim como realizar um passeio guiado na Trilha do Xaxim, na exuberante vegetação e mata nativa com muitas araucárias.

São Chico. Crédito: Grupo de viagem Inclusão e Afeto

Neusa Tolfo, associada aposentada que reside na Capital, tem uma história longa com a colônia de São Chico: “fui muito quando meus filhos eram pequenos, então as colônias são lugares que trazem lindas recordações. Fazem parte da minha vida”, diz. Ela conta que o passeio, sobretudo por ser um evento direcionado às pessoas que se aposentaram, proporciona reencontros importantes entre colegas. “E, além do aspecto social, proporciona-se também uma visão sobre a importância da preservação da natureza. Lá não estamos em um shopping center, comprando, não precisamos ir com nossa melhor roupa”, afirma.

Claci Bassani, também associada porto-alegrense, diz que achou a ideia “maravilhosa desde o início” - e foi uma das primeiras pessoas a se inscrever. “Gosto desse tipo de passeio. Já conhecia o Templo Budista, mas acho que mesmo assim vale a pena. Também pelo convívio com colegas, por fazer novas amizades”, relatou. Ela disse ter gostado da organização e que se sentiu “como se estivesse indo à própria casa”. Claci não conhecia pessoalmente o Espaço Bem Viver, e afirma ter apreciado a natureza serrana: uma parte dela pode ser conhecida nas trilhas da colônia da APCEF, por matas de araucárias e xaxins.

 

São Chico. Crédito: Grupo de viagem Inclusão e Afeto

São Chico. Crédito: Grupo de viagem Inclusão e Afeto

São Chico. Crédito: Grupo de viagem Inclusão e Afeto

Tags:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


19/06/2018

APCEF 65 anos: com Festa de Queijos e Vinhos, posse de diretoria e show da Ultramen

O Parabéns para Você ecoou com 400 vozes, no último...

18/06/2018

20 de junho: é dia de vestir branco pelo Saúde Caixa

Na próxima quarta-feira, dia 20 de junho, usuários e usuárias...

15/06/2018

Edital de Convocação e Comunicação: Eleição de Representantes

A Diretoria Executiva da Associação do Pessoal da Caixa Econômica...

12/06/2018

Conheça a classificação para o Espaço Bem Viver - São Francisco de Paula no mês de julho

Espaço Bem Viver - São Francisco de Paula Classificação...

07/06/2018

“Quem tem talento deve mostrá-lo”: concurso da Fenae/Apcef 2018 ainda tem inscrições abertas

Aberto no começo de maio, o Talentos Fenae/Apcef – um concurso...