ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

01/12/2009

Confraria Caixa de Jóias comemorou o Dia do Astrônomo

Neste ano de 2009, temos grandes comemorações no tocante à Astronomia: 400 anos das primeiras observações do céu realizadas por Galileu Galilei, e, ainda, os 40 anos da conquista da Lua pela Humanidade. Portanto, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a União Astronômica Internacional proclamaram o ano de 2009 como “ Ano Internacional da Astronomia”.

Ontem, dia 2 de dezembro, foi comemorado o Dia do Astrônomo. O grupo de estudos astronômicos da APCEF/RS, a Confraria Astronômica Caixa de Jóias, realizou uma atividade comemorativa para convidados. O lançamento ao público em geral se dará no dia 7, na próxima segunda-feira, dentro da Noite Cultural da APCEF/RS!

Como idealizador do projeto, temos o diretor da APCEF/RS, Ricardo Hubba, e, como consultores técnicos e facilitadores , temos os professores Gentil César Bruscato e Luiz Carlos Gomes, coordenadores técnicos do Observatório Astronômico Capitão Parobé (observatório do Colegio Militar de Porto Alegre).


Da esquerda para a direita: os professores Luiz Carlos Gomes e Gentil Bruscato, o diretor cultural da APCEF/RS Paulo Casa Nova e o diretor de Social e Lazer da APCEF/RS Ricardo Hubba

Para o professor Luiz Carlos Gomes, a astronomia é válida para o homem repensar o seu papel no mundo: "O homem reflete sobre o seu significado e seu papel neste mundo. Somos um ponto no universo, aparentemente um nada, mas que pode fazer a diferença."

O professor Gentil Bruscato comenta algumas das atividades realizadas no Clube de Astronomia do Colégio Militar: "Trabalhamos com os alunos caça a asteróides, mapeamento de cartas celestes, localização do sol nos vários períodos do ano e também discutimos temas atuais. É importante lembrar que a ciência não é algo estático, está em permanente transformação."

O idealizador da Confraria, Ricardo Hubba, comenta que já surgiram várias idéias de projetos, inclusive de ida a campo, como uma viagem de observação até São Francisco de Paula. Hubba destaca que a Confraria também irá contemplar as crianças, oferecendo oficinas para os jovens cientistas.

Todos estão convidados a conhecerem a Confraria Astronômica Caixa de Jóias no próximo dia 7, segunda-feira, integrando as atividades na Noite Cultural, a partir das 19h30, no Galpão Crioulo da sede B da APCEF (Av. Coronel Marcos, 851). Não perca!

>Confira galeria de imagens do evento

Durante o evento, foi exibido o vídeo "O pálido ponto azul", baseado em texto do astrônomo Carl Sagan. Confira o vídeo:

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700