ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

22/01/2018

Integração, convívio e debate no Dia do Aposentado e da Aposentada da APCEF/RS

Dia do Aposentado e da Aposentada

Aposentados e aposentadas tiveram, na quinta-feira (18), um dia de diversão, conversa e reflexão na APCEF/RS. Para lembrar e comemorar, a Associação organizou uma programação especial para o dia todo na Sede A em Porto Alegre. O evento foi realizado com o apoio da FENAE.

"Fazer esta atividade no mês de janeiro é para lembrar que existe uma data nacional dedicado a este grande conjunto de cidadãos e cidadãs brasileiras e que devemos ter como referência para exigir respeito para uma vida digna e tranquila", avaliou a diretora da pasta de Aposentados(as), Previdência e Saúde da Associação, Célia Zingler.

Dia do Aposentado e da Aposentada

A programação teve início às 9h, quando começaram a chegar os/as associados/as e convidados/as. Um café da manhã completo – preparação necessária para um dia inteiro de atividades – estava pronto. Na chegada foram distribuídos brindes: toalhas de banho com a marca APCEF e um saquinho com chá orgânico – que mais tarde foi objeto de uma das palestras da programação.

Após o café, a psicóloga, pesquisadora e escritora Rachel Moreno esperava os/as participantes no Salão Panorâmico. Intitulada "Aposentadas e Aposentados: Pedras Preciosas Lapidadas pela Vida", a palestra abordou questões para reflexão: como são vistas as pessoas aposentadas em uma sociedade que valoriza muito a juventude e hoje a população brasileira esta envelhecendo, sendo o segmento que mais cresce; abordou as questões políticas: como a Reforma da Previdência e o fato de pessoas aposentadas serem, atualmente, responsáveis pelo sustento financeiro das famílias; ou as culturais, como, por exemplo, os tabus da sexualidade na velhice. Quem assistiu à palestra, além de ter identidade com a palestrante de 72 anos, não deixou de participar: em um debate, associadas/os expuseram suas visões de mundo.

Rachel Moreno

Uma deliciosa galinhada foi preparada pelo Núcleo de Cultura Gaúcha e servida acompanhada de saladas, frutas e sucos com produtos orgânicos. Antes do almoço, o escritor Alcy Cheuiche – que ministra oficinas literárias na APCEF – aproveitou para apresentar as atividades propostas para 2018 e declamou uma poesia. A associada aposentada Salete Mattje, aluna da oficina de Poesia e Declamação, também declamou dois poemas de sua autoria.

Rosiele Cristiane Ludke –camponesa no município de Paraíso do Sul, mestre em Agroecologia e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

À tarde, duas palestras/oficinas foram muito bem aproveitadas pelo grupo. "Resgate de Saberes e Sabores" apresentou benefícios e esclarecimentos sobre alternativas de cuidado com a saúde. Rosiele Cristiane Ludke –camponesa no município de Paraíso do Sul, mestre em Agroecologia e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) – falou sobre chás e sobre o poder de cura das plantas medicinais de acordo com saberes tradicionais. Por conta do interesse dos/das associados/as, Rosiele montou uma banquinha para distribuir alguns vegetais de sua horta, vender livros sobre o assunto e tirar dúvidas do público.

Gentil César Bruscato palestrou sobre Astronomia: nosso lugar no Universo.

O professor de física e responsável técnico pelo Observatório Astronômico do Colégio Militar de Porto Alegre, Gentil César Bruscato, foi responsável pela palestra "Astronomia: nosso lugar no Universo". Participante da Confraria do Caixa de Joias – um grupo na APCEF/RS que discute o tema, foi apresentado pelos diretores Paulo Belotto e Ricardo Hubba O professor, com rigor científico e toques de humor, discorreu sobre as possibilidades de vida extraterrestre, a origem dos elementos químicos e as dimensões do universo conhecido. Também enalteceu a iniciativa da APCEF de oferecer um novo espaço de estudo e lazer ao implantar um Observatório Didático Astronômico no Espaço Bem Viver em São Francisco de Paula, que ficará pronto daqui a pouco tempo.

Dia do Aposentado e da Aposentada

Para relaxar, teve atendimentos de shiatsu – uma modalidade de massagem terapêutica japonesa. Registrar a atividade e levar uma lembrança com fotos com colegas foi o objetivo plenamente atingido da "Cabine da Alegria".

Baile de Pré-Carnaval

No final da tarde, um pré-Carnaval com a banda Cia. Mega-Mini animou com marchinhas tradicionais do repertório carnavalesco brasileiro. O salão ficou animado e colorido pelos aposentados e aposentadas que dançaram, lembrando os carnavais de salão. Aproveitaram ainda fazer um lanche para recuperar as energias antes de se despedirem com muitos abraços.

"Reunir pessoas aposentadas para fazer atividades de integração, confraternização e adquirir conhecimento é o principal objetivo ao convidá-las para um evento de dia inteiro na APCEF", resumiu Célia Zingler.

Baile de Pré-Carnaval

"Achei tudo muito interessante. Foi minha primeira vez, já que me aposentei no ano passado", resumiu a associada Cristina Gularte, que relatou ter apreciado a escolha dos temas de palestras e oficinas. Ela e mais 11 colegas vieram de Pelotas até Porto Alegre para o Dia do Aposentado e da Aposentada. "Tenho certeza que todo mundo aprendeu alguma coisa", disse, referindo-se à oficina de saúde alternativa.

Odete Maurer Schwantes, aposentada porto-alegrense, conta que nem sempre pode participar do Dia do Aposentado e da Aposentada por conta da época do ano, mas, quando possível, comparece. "Acho que é um evento importante porque oportuniza encontrar colegas. É bom poder abraçar, conversar, saber como está". Ela diz que apreciou as oficinas – como a que tratou sobre astronomia, por esclarecer e possibilitar entendimento de um tema tão complexo; ou, sobre os chás, por conta das explicações sobre como usar e colher as plantas. "A gente só teve que cuidar um pouco para não comer muito", brincou.

APCEF/RS distribuiu brindes

Publicaremos, em breve, um álbum na página da APCEF/RS no Facebook com a cobertura fotográfica completa.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700