ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

Debate sobre questões relativas à APCEF/RS e à categoria bancária movimenta tarde do Líder A

Depois de uma manhã que teve como atividade principal um debate profundo a respeito da criminalidade violenta no Brasil, o primeiro encontro do Líder A de 2018 abordou questões relativas à categoria bancária e à própria APCEF-RS na tarde de sábado (24). Trata-se da terceira edição do curso de capacitação de lideranças que é oferecido todos os anos na colônia de Tramandaí.

Marcos Todt, Cristiana Garbinatto e Marcello Carrión

O Fórum de Representantes da Associação teve três momentos principais: a apresentação do Observatório Astronômico Didático Caixa de Joias, na colônia da entidade em São Francisco de Paula, um momento dedicado a informações relevantes a respeito da APCEF – como a eleição, que ocorre no final de abril, e a campanha Em Defesa do Bem Comum, que percorre o estado com debates desde outubro do ano passado –, e um debate sobre a retirada de direitos trabalhistas de empregados/as de bancos públicos.

Cristiana Garbinatto, que é integrante da diretoria da Fetrafi-RS, falou sobre uma decisão cujo impacto se estende a todas as categorias de empregados/as de estatais federais: a Resolução nº23, de 18 de janeiro de 2018 do Comissão interministerial de Governança e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). Ainda pouco conhecida de trabalhadores/as, tem impacto central nos planos de saúde de instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobras ou Correios, entre dezenas de outras, ao permitir às estatais o questionamento quanto ao custeio dos planos e o acesso a eles depois da aposentadoria, entre outros aspectos. “Nivelou por baixo em relação aos piores casos entre as empresas públicas”, caracterizou Garbinatto. Ela cita, por exemplo, que o concurso aberto para o Banco do Brasil – que, curiosamente, tem apenas 30 vagas imediatas para apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal – já não tem o direito a plano de saúde em seu edital.

Paulo Belotto

 O diretor de Patrimônio da Associação, Paulo Belotto, falou sobre a história da colônia de São Francisco de Paula, reinaugurada em dezembro do ano passado, e que tem o observartório como uma de suas novidades, enquanto o vice-presidente da APCEF, Marcos Todt, explicou o processo eleitoral em andamento na entidade e os próximos passos da campanha Em Defesa do Bem Comum. 

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700