ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

Inauguração do Observatório Astronômico da APCEF acontece no dia 27 de julho

Astrofotografia de Paulo Ricardo Belotto, desde o Observatório Caixa de Joias

O dia 27 de julho deste ano reserva dois eventos astronômicos imperdíveis para quem gosta de observar o céu: um eclipse total da Lua e o ponto de maior visibilidade de Marte desde 2003. Para aproveitar a oportunidade singular, a Confraria Astronômica Caixa de Joias da APCEF/RS marcou para esse dia a inauguração oficial do Observatório Didático no Espaço Bem Viver, em São Francisco de Paula.

Na data, o planeta vermelho aparecerá como uma superestrela laranja no céu por conta de uma menor proximidade em relação à Terra – Marte, assim como outros do Sistema Solar, tem órbita elíptica – e de sua posição em relação ao nosso planeta, aparecendo no céu do lado oposto ao Sol. Calcula-se que o planeta terá uma aparência espetacular mesmo a olho nu, e, com o uso de telescópios, será possível observar detalhadamente a superfície do astro, com suas calotas polares brancas e as planícies vulcânicas escuras. Uma oportunidade como essa, dizem os astrônomos, não se repetirá até 2035.

No caso da Lua, quem observa o céu desde a América do Sul, a Europa, a Austrália, a África e a Ásia, verá seu segundo eclipse total de 2018. Durante este evento, o corpo celeste passará pela parte mais escura da sombra da Terra, o que pode tornar o apagamento particularmente profundo. O evento acontece um dia depois da menor lua cheia do ano, por conta da maior distância entre os dois astros durante o período.

Com equipamentos telescópicos já disponíveis para observar o céu e com monitoria para acompanhar os eventos celestes, a inauguração deve começar no final da tarde do dia 27 de julho, uma sexta-feira. A Confraria Astronômica Caixa de Joias, grupo de interessados/as no tema atuante há quase 10 anos na APCEF e que já promove eventos no Espaço Bem Viver, organizará a abertura. Integrantes da Confraria estarão desde a tarde reunidos/as na colônia, para já receberem os/as visitantes.

A programação começa um pouco antes das 17h48, quando começa o eclipse lunar (que dura cerca de 25 minutos, até as 18h13). A partir daí, até as 19h30, acontece a observação de Saturno, quando se inicia a cerimônia com lanche (sopa). Das 20h30 às  21h30 ocorrerá a observação de Marte, e, a seguir, de Júpiter.

A APCEF disponibilizará transporte até o Espaço Bem Viver, com saída de Porto Alegre às 16h30, para quem sai da sede da Associação em Ipanema, na Zona Sul; ou às 17h para quem embarca na Praça da Matriz, no Centro Histórico. A volta de São Chico para a Capital sai às 23h, com duração prevista de duas horas.

[Inscrições Encerradas]

A equipe da Confraria estará na colônia desde o dia 24 de julho (terça-feira) para atender a associados/as hospedados/as que queiram fazer observações do céu noturno, todos os dias a partir das 17h45.

A distância da colônia de grandes centros urbanos – a cidade São Francisco de Paula está a pouco mais de três quilômetros dali, mas não chega a representar um empecilho – proporciona um céu surpreendente nas noites sem nuvens. Longe da poluição luminosa, um dos atrativos do local é olhar para o alto desde o terraço do Centro de Convivência, construído com esse intuito.

O quê: Inauguração do Observatório Astronômico Didático Caixa de Joias

Quando: 27 de julho, a partir das 17h45 | 17h48: Eclipse Lunar | 18h13: Observação de Saturno | 19h30: Cerimônia com lanche (sopa) | 20h30: Observação de Marte | 21h30: Observação de Júpiter

Onde: No Espaço Bem Viver da APCEF/RS, em São Francisco de Paula

Transporte: disponibilizado pela Associação, com saída de Porto Alegre às 16h30 (Sede A da APCEF, na Avenida Coronel Marcos, 627, Ipanema, Zona Sul) e às 17h (Praça da Matriz, Centro Histórico). Volta de São Francisco de Paula às 23 horas, com previsão de chegada na Capital após duas horas de viagem.

*Com informações da National Geographic Portugal

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700