ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

02/07/2018

“É dar presente com dinheiro alheio”, diz Célia Zingler, em Canoas, sobre PPP do Esgoto

Em agosto do ano passado, o governo de José Ivo Sartori (MDB) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciaram a entrega da coleta e o tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre a uma parceria público-privada (PPP). O objetivo seria, de acordo com o anúncio, fazer com que os serviços cheguem a 87,3% da população da região até 2028. Até a quinta-feira (28), oito municípios já haviam aderido ao contrato para participar do programa. Resta apenas Canoas – a mais populosa entre elas – a assinar.

Não faltam, porém, críticas à PPP: centenas de municípios do mundo inteiro que privatizaram seus serviços de águas e esgotos nas últimas décadas voltaram atrás: Paris, na França; Atlanta, nos Estados Unidos; Berlim, na Alemanha; ou Buenos Aires, na Argentina, por exemplo, tornaram os serviços novamente públicos, depois de perceberem que as empresas privadas responsáveis pelos serviços não cumpriam as cláusulas acordadas ou tornavam o abastecimento caro demais para a população.

Essa preocupação foi levantada pela diretora de Aposentados/as, Previdência e Saúde da APCEF/RS, Célia Zingler, que esteve em Canoas, na quinta-feira, para participar da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores. Ela, que faz parte da coordenação do Comitê Gaúcho do Fórum Mundial Alternativo da Água (FAMA) – uma organização da qual a Apcef é signatária –, disse aos/às parlamentares que o projeto de PPP é o mesmo que “entregar o que é do povo para o setor privado” ou “a mesma coisa que dar presente com dinheiro alheio”.

“Com o comprometimento que a APCEF tem em defesa do Bem Comum, a todo momento surgem frentes de luta. Lutar contra as Parcerias Público Privadas na Região Metropolitana é defender o saneamento básico – água e tratamento de esgoto – como uma responsabilidade pública e em defesa da CORSAN, que reinveste o superavit, diferente das empresas privadas cujo lucro é dos investidores”, disse Zingler.

Leia aqui a manifestação de Célia Zingler, assinada por 21 entidades

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700