ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

04/09/2018

Coral da APCEF: 25 anos (en)cantando

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

O Coral da APCEF comemorou, no sábado (1º de setembro), seus 25 anos com uma celebração que fez jus ao que o grupo representa para a Associação e para as pessoas que participam: com musicalidade, carinho, talento e esforço. Apesar da chuva intensa que caiu naquela noite, dezenas de pessoas foram à sede da entidade, na Zona Sul de Porto Alegre, para assistir às apresentações dos grupos – além da APCEF, o Coral do Clube do Professor Gaúcho (CPG) participou como convidado.

Veja, na página da APCEF no Facebook, o álbum com a cobertura fotográfica completa.

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

Sob a regência do maestro João Fernando Azambuja de Araújo, o Coral da APCEF é composto atualmente por 18 integrantes que mais uma vez encantaram o público com a execução de seis canções, desde o rock internacional até a música folclórica do Rio Grande do Sul.

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

“O Coral transmite o sentimento da música através da voz humana, nas tragédias, desde tempos remotos”, definiu a diretora de Cultura da Associação, Diva Maria Fernandes. “A Diretoria Cultural se sente honrada em administrar e manter, entre outras atividades, o nosso grupo Coral. Isso só é possível porque temos pessoas especiais, que amam a música, e expressam com a voz todo esse sentimento”, afirmou.

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

A cerimônia homenageou especialmente três pessoas Charlie Eduardo Schwantes, Iracema Matilde Schmidt Mendes e Paulo Machado Mendes, os/a três membros/a mais antigos/a do grupo, participando desde que a atividade passou a ser patrocinada pela APCEF/RS, ainda em 1993. Emocionada, Iracema, afirmou que a atividade “percorre o corpo e o espírito, nos dá um grande apoio até nos momentos de maior necessidade”, enquanto Charlie disse que “a música, sem menosprezar outras expressões, é a arte mais sublime que existe”; Paulo, por sua vez, sustenta que “é por amor ao Coral e ao canto” que o grupo segue “cada vez melhor”. Eles/ela receberam as honras do Coral do CPG, e os dois grupos – ambos regidos pelo maestro Araújo – executaram o Hino Rio-grandense em conjunto.

Aniversário de 25 anos do Coral da APCEF

Para o vice-presidente da Associação, Paulo Belotto, “alcançar 25 anos de atividades nestes tempos de volatilidade e obsolescência programada é um feito grandioso que merece ser comemorado”. A APCEF gaúcha foi uma das poucas associações que assumiu o patrocínio do Coral, quando a Caixa deixou de fazê-lo, no começo dos anos 90. “Quero dizer, em nome da diretoria, que nos orgulhamos em tê-los entre nós. Muito obrigado pela dedicação e pelo brilho que vocês têm trazido aos eventos. Está muito bem representada a nossa entidade”, disse.

Coral do CPG

O maestro também falou sobre a longevidade do Coral. Há cinco anos à frente do grupo, ele diz que é uma honra fazer parte dessa história. “Para o Coral é uma maravilha, ainda mais em uma fase em que se precisa tanto disso. É algo muito importante para a cultura do país, para as pessoas que participam, e também para a própria APCEF”, declarou. 

Os ensaios do Coral acontecem todas quintas-feiras, das 20h às 22h, na sala da Associação no Centro de Porto Alegre, e a participação é aberta mesmo a quem não tem experiência com o canto. Para participar, entre em contato com o setor de Cultura da Associação pelo e-mail cultural@apcefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3268-1611.

Evento teve, ao final, apresentação do músico Rafael Brasil

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700