ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

01/02/2019

Reencontros, aprendizado e alegria na Confraternização de Aposentadas/os

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Um dia para matar a saudade de colegas, confraternizar e aprender pela passagem do dia nacional que homenageia quem já se aposentou. A 11ª edição do evento aconteceu na quarta-feira (23), com uma programação especial na Sede A, em Porto Alegre. O evento foi realizado com o patrocínio da FENAE, que agradecemos muito, e que incentiva as APCEFs de todos país fazer atividades de reconhecimento a esse grande público que construiu a Caixa ao longo dos melhores anos de suas vidas com muito trabalho e dedicação.

"É bom encontrar as pessoas. Há tanto assunto para colocar em dia! A gente tem muitas coisas planejadas para hoje. E, além disso, é o momento de tirar fotos juntos, construir lembranças, conversar. No grupo de aposentadas e aposentados da Caixa, somos diversas gerações. Há colegas que recém se aposentaram, somos diversas faixas etárias e fases da vida do trabalho. Há gente com menos de 60, mais de 60, mais de 80, e também pessoas com mais de 90 anos. Isso é muito legal", explicou diretora Célia Zingler, que coordena a pasta de Aposentados/as, Previdência e Saúde na entidade.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

"A APCEF  faz parte da vida de muitas dessas pessoas desde que entraram no banco. É uma Entidade que precisa estar muito atenta às demandas deste grande grupo de pessoas  que tem muita vida para viver", disse, na abertura do evento.

A programação teve início às 9h, quando começaram a chegar os/as associados/as e convidados/as. Poesias num varal, de autoria da associada  pelotense Angela Madono Gomes, do Projeto Livro Aberto, com o tema Natureza, aguardavam para serem lidas e apreciadas. Um café da manhã completo – preparação necessária para um dia inteiro de atividades – estava pronto. Na chegada foi distribuído um mimo, uma lembrança: caneca de inox personalizada com a marca APCEF. Um objeto muito útil, para evitar o uso de materiais descartáveis e poluentes, e o uso do plástico, que é prejudicial à saúde, especialmente quando exposto a temperaturas mais elevadas.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

O Presidente da APCEF, Marcello Carrión, afirmou que muito lhe orgulha o engajamento de associados nas atividades. "É tão difícil, hoje, mobilizar pessoas, e poucas entidades conseguem unir tantas aposentadas e aposentados. Eu não sou aposentado ainda, mas tenho muitas dúvidas sobre essa possibilidade, dada a atual conjuntura que enfrentamos. Com a profunda reforma  da Previdência que se avizinha – com anúncio do 'superministro' Paulo Guedes de que o texto da lei deve sair já em fevereiro – para acabar com nossos direitos, é muito importante fortalecer este convívio. Juntar pessoas é muito legal, para conversar sobre assuntos importantes e para confraternizar", disse

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Após o café, o terapeuta e psicoterapeuta clínico Cyzo Assis Lima esperava os/as participantes no Salão Panorâmico. Intitulada "A importância da psicoterapia para a saúde", a palestra abordou temas como a resistência ao tratamento emocional, os diversos tipos de doenças psíquicas e como lidar com elas, além da importância do autoconhecimento. "É preciso saber das próprias potencialidades, dos próprios limites. Vejo muita gente em academias de ginástica, em clínicas de beleza, tratando só a casca", ilustrou Cyzo. Ele, que também é padre católico de atividade ecumênica e historiador, afirma que há um grande número de pesquisas científicas que comprovam os benefícios da terapia – e explicou ao público sobre os diversos tipos de abordagens na saúde mental.

Um delicioso almoço foi preparado para as 160 pessoas que se credenciaram pela equipe da APCEF e servido com saladas, frutas, sucos com produtos orgânicos e flores comestíveis. Antes do almoço, o escritor Alcy Cheuiche, que ministra oficinas literárias, apresentou para o "aperitivo poético" Karin Fonseca Kestering, Irineu Roque Zolin, Tânia Mendonça e Salete Maria Mattje, que declamaram suas poesias publicadas no livro Poesia e Declamação 2018.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Duas atividades ocuparam a primeira parte da tarde. Com o tema "Os sons nossos de cada dia", a fonoaudióloga Luciana Dias Gomes, da empresa Audibel, manteve o público atento ao abordar  esclarecimentos sobre cuidado com a audição, falou da importância de exames periódicos, das novas e confortáveis tecnologias para quem precisa usar aparelhos, e respondeu a diversos questionamentos do público.

A oficineira e professora Sonia Dettenborn Luz realizou atividades lúdicas de integração e também contou histórias. Criou um ambiente divertido com muitas risadas dos participantes. A atividade, interativa e dinâmica, incluía danças circulares, jogos com colegas e histórias de amor, suspense e protagonismo do público.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Para relaxar, houve novamente atendimentos de shiatsu, uma modalidade de massagem terapêutica japonesa, com massagistas disponíveis durante todo o evento. Registrar a atividade e levar uma lembrança com fotos com colegas foi o objetivo plenamente atingido da cabine fotográfica.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

No final da tarde, enquanto era servido um lanche,  um show com a cantora Carolinne Caramão encerrou a festa com canções de matriz popular, tanto em clássicos da música brasileira quanto em composições próprias. Ritmos tradicionais do folclore de matriz africana no Rio Grande do Sul, como   maçambique, afro-milonga e candombe animaram o espetáculo.

"Estes eventos são sempre muito bons. Sou associada há 17 anos, e cada ano parece melhor – por ter atividades diferentes, por a gente aprender coisas novas, encontrar amizades, ex-colegas aposentadas e aposentados, é uma confraternização entre família. A APCEF faz muito por nós, culturalmente, na luta por nossos direitos como empregados/as e aposentados/as da Caixa. A gente avança na idade e a Associação avança em nos oferecer as coisas boas da vida", avaliou a associada Sofia Brochier.

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

A APCEF agradece a presença das representações da Associação Gaúcha dos Economiários Aposentados (AGEA), com Antoci Almeida e Beatriz Gonzaga, e da Associação de Gerentes da Caixa (AGECEF), com Flávio Roberto Müller. Também um especial agradecimento à equipe da Ecco Salva, que felizmente ficou bastante ociosa durante o evento.

Para a cobertura fotográfica completa, acesse o álbum na página da APCEF/RS no Facebook!

Confraternização de Aposentadas/os na APCEF

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700