ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

04/04/2019

“Ovelha não é pra mato” dá início às atividades do Núcleo de Cultura Gaúcha em 2019

Ovelha não é pra mato

Há cinco anos, os eventos do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS têm um marco inaugural: o “Ovelha não é pra mato”, almoço campeiro que reúne associadas, associados, suas famílias e amigos/as no Galpão Crioulo da Associação.

Ovelha não é pra mato

Foram seis ovelhas assadas em fogo de chão, totalizando quase cem quilos de carne. Embora os primeiros pedaços tenham sido servidos um pouco depois do meio-dia, o trabalho começa muito antes: para os assadores, antes das seis da manhã. É preciso fazer o fogo (nada de carvão: aqui utiliza-se lenha), espetar, e começar o assado com antecedência – sobretudo no caso da ovelha, a paciência é fundamental para que a carne fique saborosa e suculenta, desgrudando do osso.

Ovelha não é pra mato

“Começávamos o ano sempre com outros eventos. Chegamos a fazer almoço com baile, galinhada, e assim fomos variando, até vir a ideia de fazer o churrasco de ovelha, para contemplar quem gosta”, recorda o coordenador do Núcleo de Cultura Gaúcha e conselheiro da APCEF Paulo Cesar Ketzer, conhecido na Associação como PC.

Ovelha não é pra mato

O cardápio é sempre caprichado: além da ovelha assada em fogo de chão, também foi servida a salada litorânea, um prato já tradicional no evento, contendo tomate, cebola, pimentão, farinha de mandioca, azeite e vinagre, além de arroz, feijão, e mandioca cozida. Tudo preparado por integrantes do Núcleo. “Foi, até agora, um sucesso em todas as edições. É um evento organizado para um universo de cerca de cem pessoas, pois o gosto pela carne de ovelha seleciona o público”, afirma.

Há, pela frente, muitas atividades do Núcleo de Cultura Gaúcha. O Costelão, em sua 12ª edição, ocorre no dia 17 de julho, no Galpão Crioulo da entidade, em Porto Alegre, e o Jantar Baile Campeiro, que encerra a Semana Farroupilha, será realizado no dia 28 de setembro. 

Ovelha não é pra mato

Além disso, o grupo se encontra todas as terças-feiras para os ensaios do grupo de dança e jantares no Galpão da Sede B. “São jantares feitos em sistema de rateio, então é importante que o associado ou a associada que querem participar avisem com antecedência, para não faltar comida ou bebida”, explica PC.

Veja mais fotos aqui.

Ovelha não é pra mato

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700