ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

31/05/2019

Associação articula movimento contrário à instalação da Mina Guaíba

Reunião na sede da APCEF

A APCEF/RS está articulada no debate a respeito de uma das questões ambientais contemporâneas mais importantes do Rio Grande do Sul: a construção da Mina Guaíba, empreendimento privado que pretende extrair carvão mineral a 1500 metros do rio Jacuí, entre os municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul, a apenas 16 quilômetros de Porto Alegre.

O projeto de mineração, que também retirará areia e cascalho, está atualmente em processo de licenciamento e deve ocupar uma área de 4.373,37 hectares, com capital da mineradora privada brasileira Copelmi e com investimento chinês. A preocupação com o alto impacto socioambiental tem mobilizado entidades no estado: contrárias aos grandes projetos mineradores, a Associação e movimentos sociais se reuniram na quarta-feira (29), na Sede da APCEF/RS, com objetivo de mobilizar suas bases para ampliar o debate sobre o tema no estado. A reunião foi convocada pela APCEF em conjunto com a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).

A mina será instalada em um local muito próximo ao Parque do Delta Jacuí, uma região ambientalmente sensível, responsável por mais de 80% da água que chega ao Guaíba e abastece Porto Alegre e a Região Metropolitana. O projeto prevê rebaixamento do lençol freático; desvio de dois arroios; e o despejo de famílias do loteamento Guaíba City e do Assentamento Apolonio de Carvalho, responsável por importante produção de arroz ecológico.

As entidades decidiram lançar um comitê unificado contra os grandes projetos de mineração, no dia 18 de junho (sobre isso, publicaremos mais informações em breve). Ocorre também, no dia 11, das 10h às 16h, Assembleia Popular da Mineração, no CTG Porteira da Tradição, em Eldorado do Sul, realizada pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração.

Além da APCEF e da Agapan, estavam presentes também entidades como a AMA Guaíba, Amigos da Terra Brasil, AMB, ANDES, Associação Comunitária Jardim Isabel, ASSUFRGS, o jornal Brasil de Fato, CPERS, CUT, FETRAFI, FRACAB, o gabinete do deputado Federal Silvino Marcon, Greenpeace, Ingá, Instituto Padre Josimo, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Movimento Preserva Zona Sul/Arroio Espírito Santo, MTST, Raiz Movimento Cidadanista, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Sindicato dos Bancários de Santa Maria, Temas - Grupo de Pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade da UFRGS, ONG Todavida e UPP Camaquã.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700