ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

27/06/2019

Associação participa de debate sobre instalação do projeto Mina Guaíba

Fotos: Márcio Daudt/TJRS

A instalação da Mina Guaíba, um projeto minerador que pretende extrair carvão mineral, areia e cascalho em uma área sensível social e ambientalmente, entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas (LINK), foi tema de debate no Foro Regional da Tristeza (Zona Sul de Porto Alegre), na terça-feira (25), e teve participação da APCEF/RS. O Diretor de Formação para o Bem Comum, Marcos Todt, foi um dos debatedores convidados.

O evento faz parte de uma série que convida a comunidade da região a discutir temas da atualidade e é iniciativa dos juízes Karla Aveline e Roberto Lorea.

“A atividade faz parte de um projeto muito elogiável”, relatou Todt. O debate integrou a programação do “Diversidade na Tristeza, Judiciário de Portas Abertas”. “É fantástico. Eles reúnem  especialistas de muitos temas importantes para debater com a comunidade. Em outra oportunidade discutiram sobre racismo estrutural, por exemplo. São temas imprescindíveis no Brasil contemporâneo”, afirma Todt.

Na terça-feira, sob o título de “Aqui e agora – como chegar ao século XXII?”, participaram Marcelo Mossmann, advogado ambientalista; Camila Prates, socióloga, pesquisadora pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS); Felipe Vargas, sociólogo, professor colaborador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural; Adeles Bordin, representante do Assentamento Apolônio de Carvalho; e o sociólogo Marcelo Soares, do Comitê de Combate à Megamineração no RS (CCM), além de Marcos Todt

Foi inaugurada, antes do debate, uma exposição fotográfica coletiva com imagens que mostram as riquezas naturais do Rio Grande do Sul. A mostra se chama “Natureza por um fio”, dos fotógrafos Rodrigo Baleia, João Paulo Lucena, Gutemberg Ostemberg, Hilton Lebarbenchon e da fotógrafa Maria Clara Adams.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700