ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

06/08/2019

Conecef aprova pautas relacionadas ao Saúde Caixa e ao caráter público do banco

Foto: Fenae/Reprodução

O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em São Paulo na quinta e na sexta-feira (1 e 2 de agosto), aprovou uma série de pautas e resoluções, sobretudo relacionadas ao caráter público da Caixa, ao Saúde Caixa e à Funcef, além da contratação de mais empregados/as e melhores condições de trabalho.

Com o slogan “Todos contra o retrocesso”, 272 delegados e delegadas participaram do Congresso, que é o mais importante fórum de deliberação da categoria, no qual se definem estratégias de luta.

“São muitas histórias de luta, aqui, de empregadas e empregados da Caixa. Já atravessamos momentos difíceis nos anos 90, quando um governo privatista administrava o Brasil. Hoje enfrentamos uma realidade muito dura e temos duas prioridades fundamentais: uma, mais geral, é a defesa da Caixa do Povo e 100% Pública, uma tarefa não só de quem trabalha no banco, mas de toda a sociedade brasileira; e, mais especificamente, a priorização da defesa do Saúde Caixa para todas e todos”, avaliou o presidente da APCEF/RS Marcello Carrión, que foi delegado representando o estado.

“Hoje enfrentamos – ainda como um fruto do governo anterior, do Temer – resoluções da CGPAR que vêm com o intuito de destruir os planos de saúde das estatais, a alteração no estatuto da CEF que ameaça a sustentabilidade financeira do plano. É fundamental que a gente saia daqui com a unidade consolidada de toda a categoria”, disse.

Foram aprovadas moções em defesa da Caixa 100% Pública, do FGTS e do Brasil; em repúdio à perseguição do governo federal aos estados do Nordeste; em defesa da liberdade do ex-presidente Lula e do líder sindical argentino Daniel Ruiz; de apoio ao aposentado do banco e ex-presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, processado judicialmente pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O encontro foi pautado por debates nos eixos da defesa da Caixa e dos bancos públicos, do combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos, da defesa do Saúde Caixa, da Funcef e de aposentados/as, da contratação de empregados/as, da saúde e condições de trabalho, e a luta contra terceirização, verticalização e descomissionamento arbitrário.

*Com informações da Fenae. 

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700