ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

15/08/2019

Ministério Público promove audiência sobre o projeto Mina Guaíba em Porto Alegre

Diante da inércia da Fepam e do governo estadual em realizar uma audiência pública em Porto Alegre para debater a implantação do projeto Mina Guaíba, os Ministérios Públicos Estadual e Federal realizarão um debate na Capital, que é uma das cidades afetadas mais fortemente pelo possível empreendimento.

A atividade ocorre na próxima terça-feira, 20 de agosto, a partir das 18h, no Auditório do Ministério Público Estadual (Aureliano de Figueiredo Pinto, 80).

De acordo com a promotora de Meio Ambiente de Porto Alegre Ana Maria Moreira Marchesan, a decisão de realizar a audiência considerou a complexidade do projeto e a grande repercussão de seus possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos, além dos pedidos formulados em “larga escala” pela sociedade.

Ainda que a Capital não esteja mapeada no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) como área diretamente afetada pela atividade, houve forte demanda social pela audiência pública em função do empreendimento de mineração estar de 15 a 30 quilômetros do município, dependendo do ponto da cava. “Além disso, situa-se a menos de 500 metros da Área de Preservação Ambiental e 1000 metros do Parque Estadual Delta do Jacuí”, explica Ana Marchesan.

O evento terá espaço para manifestação da Copelmi, que toca empreendimento, da Fepam e de convidados. A participação na audiência e o direito à manifestação serão franqueados mediante inscrição prévia, aqui (LINK).

O projeto Mina Guaíba, a 1500 metros do rio Jacuí e a apenas 16 quilômetros de Porto Alegre e da Região Metropolitana, pretende extrair carvão entre Eldorado do Sul e Charqueadas, ocupando uma área de 4.373,37 hectares.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MPRS.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700