ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

19/08/2019

Intérpretes, compositores/as e musicistas de diversas regiões do RS participam da audição do Talentos Fenae/Apcef

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

Foram eleitas, neste sábado (17), as representações musicais do Rio Grande do Sul na etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef deste ano: Meri Elen, na Composição, com a canção "Pele e alma", e Marcos Todt, que interpretou “La ciudad liberada”. A audição estadual com júri técnico ocorreu na sede da Associação em Porto Alegre, e teve a participação de compositoras, compositores, intérpretes e musicistas de cidades Cruz Alta, Santa Maria, São Gabriel e Pelotas, além da Capital. A grande final do Talentos ocorre em dezembro, em Florianópolis (SC).

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

Meri Elen Soares é veterana e conta vitórias no concurso – no ano passado, foi à grande final em Natal (RN), mas com uma diferença importante: se em 2018 venceu na Interpretação, neste ano tirou primeiro lugar na categoria Composição, uma novidade para ela. Participando pela quarta vez do Talentos, nunca ficou de fora da Etapa Nacional.

“O fato de que a música veio de dentro de mim torna o resultado muito mais especial, fico feliz e orgulhosa, além de grata a quem fez isso acontecer: meus colegas que se empenham e realmente se envolvem para que saia tudo como o planejado”, disse Meri. “Quem nunca se inscreveu não pode deixar de participar”, incentiva. Ela trabalha na SR Extremo Sul, em Pelotas e está à frente do grupo The Walkers. Para a audição trouxe o baixista, que é seu marido, e o baterista.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

O vencedor da categoria Interpretação é novato no concurso, mas não nas atividades culturais da Associação. Marcos Todt participa assiduamente da Tertúlia Bancária, mas nunca havia concorrido no Talentos. Cantou duas canções: “Amanhã ou depois”, dos gaúchos do Nenhum de Nós, interpretação pela qual levou também o terceiro lugar, e “La Ciudad Liberada”, do argentino Fito Paez. Ele trouxe a banda Esquerda, Volver!, da qual faz parte, para acompanhá-lo. O grupo é formado por com Victor Todt, no violão e no vocal de apoio, Marcelo Hartmann na guitarra, Matheus Frölich no baixo e o associado Lauro Brandão na bateria.

“As Associações e a Federação, que mantém este evento ano após ano, estimulando a cultura, o encontro, ser recebido com uma estrutura impecável, a isso deixo meus parabéns – e que isso sirva para que percebamos cada vez mais a arte transforma individual e socialmente, para melhor”, disse Todt. Além disso, ele afirma que ter interpretado Fito Paez foi uma parte importante da vitória. “É uma música que fala de amor e da importância de se combater o ódio, o fascismo, do ponto de vista de quem quer libertar as nossas cidades. É uma composição belíssima e foi uma alegria tocar com amigos”, declarou.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

No júri estiveram consagrados/a cantores/a, musicistas e compositores/a da música popular do Rio Grande do Sul: Carolinne Caramão, Marcelo Delacroix e Richard Serraria.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

Para a diretora de Cultura da APCEF, Diva Maria Fernandes, o objetivo do concurso é incentivar a produção de cultura e descobrir talentos entre empregadas e empregados da Caixa. “É com muita alegria que nos reunimos para realizar as audiências nesta tarde. Hoje, o júri técnico escolhe as pessoas que vão representar o nosso estado em um festival cada vez mais importante para a categoria”, disse.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

O presidente da Associação, Marcello Carrión, além de parabenizar os/as participantes, diz que é muito satisfatório para a APCEF receber esse tipo de atividade. “A vida de bancárias e bancários, bem sabemos, é atribulada e corrida, com metas acediosas e uma rotina desgastante. Este evento nos permite ver, por outro lado, que há muita produção cultural de qualidade, que há vida lá fora, que fazemos muitas coisas bonitas também quando estamos fora das agências”, elogiou.

A audição contou também com o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, que disse ter vindo “com grande alegria” à APCEF do Rio Grande do Sul, pois se trata de uma entidade “exemplar” para todo o país, nas atividades culturais e de lazer, na defesa de empregados/as da Caixa, na luta por um banco 100% público.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

“Vocês, aqui, sempre estiveram à frente nessas batalhas”, afirmou. E, vendo o nível das apresentações, Takemoto diz ter certeza que a final será novamente um evento memorável. “É preciso cantar, ter alegria, sobretudo neste momento em que todas as formas de arte sofrem perseguição de um governo contrário à livre expressão da cultura. Para nós, da Fenae e das Apcefs, assumir o compromisso com a arte é uma obrigação”.

Veja a cobertura fotográfica completa do evento em nossa página do Facebook.

Audição da Etapa Estadual do Talentos - Música

Conheça a classificação das composições:

1) Pele e alma (Meri Elen Soares)

2) Avenida 31 (Fabrício Dadda)

3) Recital de tambores (Angelino Rogerio)

Conheça a classificação das interpretações:

1) La ciudad liberada – Fito Paez (Marcos Todt)

2) Highway to Hell – ACDC (Meri Elen Soares)

3) Amanhã ou depois – Nenhum de Nós (Marcos Todt)

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700