ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

21/08/2019

Luta social ao lado de atividades artísticas, esportivas, de lazer: APCEFs do RS e de SC promovem jantar para novos/as colegas

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

A APCEF realizou, nesta quinta-feira (15), mais um jantar para receber o segundo grupo de colegas contratados/as pela Caixa neste ano para as unidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O objetivo foi apresentar as Associações atividades culturais, esportivas, de lazer, socialização e defesa de direitos trabalhistas das Apcefs do sul do país e da Fenae. O jantar foi novamente preparado pelo Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

“Aqui, não precisamos mais discutir internamente sobre o que seria mais importante entre fazer um torneio de futebol ou defender o nosso plano de saúde, por exemplo – temos a clareza que tudo é importante: cultura, festas, esporte, confraternização e defesa dos nossos direitos”, explicou o presidente da APCEF do Rio Grande do Sul, Marcello Carrión.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

Ele disse que é uma grande satisfação ver gente nova nos quadros do banco, ainda que seja por decisão judicial. “Às vezes a gente vê o presidente do banco dizendo que está fazendo adequações, contratando gente, mas sabemos que isso se dá por conta de muita luta. Contamos, ao longo dos anos, um grande deficit de trabalhadoras e trabalhadores: em 2010 chegamos a ter 102 mil pessoas concursadas; hoje, temos em torno de 80 mil colegas. Por uma decisão liminar – e o banco está recorrendo dessa decisão – há esta contratação, que vem para cumprir cotas legais de PCDs”.

Carrión mostrou aos/às novos/as colegas que a categoria bancária é bastante organizada, e que as APCEFs têm grande importância nessa construção. Ao mesmo tempo, disse, há uma “burla de acordo coletivo nessa contratação”. “O nosso Saúde Caixa, plano de autogestão que tem um formato maravilhoso, embora tenha problemas de ordem prática, ficou de fora na contratação de vocês. Isso certamente será demanda judicial e a APCEF tomará parte nessa situação”, garantiu.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

Para o diretor de Patrimônio da APCEF/RS, Ricardo Hubba, a nossa entidade há 66 anos vem construindo uma estrutura física muito qualificada para atender aos/às colegas. “E, ao mesmo tempo, somos mais do que isso: somos uma entidade cidadã em um país que passa por sérias dificuldades. As lutas sociais estão ao lado de atividades artísticas, esportivas, de lazer. É uma entidade multidisciplinar”, afirmou.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

O presidente da APCEF de Santa Catrina, Marco Antonio Zanardi, esteve presente e avaliou o evento como um momento interessante para falar sobre a grande importância coletiva de fazer parte das entidades associativas. Além disso, ele apresentou o calendário de eventos, os serviços – como convênios e assessoria jurídica e de saúde, por exemplo – e o patrimônio das associações. “A gente batalhou muito por isso, por esta contratação”, pontuou.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

Estiveram presentes na recepção também o diretor de Esportes, Nilo Motta, a diretora de Formação para o Bem Comum, Simoni Medeiros, o diretor de Relações de Trabalho, Carlos Heitor Tourrucoo, e o diretor de Patrimônio Sérgio Pinheiro (que também faz parte do núcleo), além dosos integrantes do Núcleo de Cultura Gaúcha Anacleto de Marchi, Jânio Martins, Júlio Guedes.

Apresentação das APCEFs a novos/as colegas

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700