ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

17/10/2019

"Um desafio maior": começa terceira edição de oficina de Poesia e Declamação da APCEF/RS | Você ainda pode se inscrever!

Foto: Diva Maria Fernandes

Começaram na semana passada as atividades da terceira Oficina de Criação Literária Poesia e Declamação oferecida pela APCEF/RS com o escritor Alcy Cheuiche. Na quarta-feira (09), alunas e alunos deram seus primeiros passos na direção de aprimorar sua escrita literária em versos. Formada por pessoas com graus variados de experiência com poemas, a turma deve – como é tradição nas oficinas da Associação – lançar uma publicação impressa e um CD com declamações na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2020.

Embora a oficina já tenha começado, ainda é possível se inscrever. Clique aqui!

"As aulas começaram com bastante expectativa por parte do grupo, que conta com iniciantes, como eu, e com colegas já poetas, inclusive com pessoas já iniciadas nas oficinas da APCEF, que hoje escrevem e declamam poesias com admirável desenvoltura", relatou a diretora de Cultura da APCEF/RS, Naiara Machado da Silva.

Ela, que é uma das integrantes da oficina, diz que na primeira aula já foi possível ter uma amostra do que vem por aí. "Há alguns anos, venho me aprimorando na escrita literária por meio das oficinas de prosa oferecidas pela Associação, mas a poesia é um desafio maior", conta.

Para Naiara, trata-se de um "privilégio" contar com a orientação de um professor com Cheuiche, que escreve e declama magistralmente. "Como ele mesmo nos diz, 'a declamação é a poesia viva'. E essa energia contagia a todas e todos".

Foto: Diva Maria Fernandes

A diretora de Cultura da Associação, Diva Maria Fernandes, diz que a pasta tem como objetivo valorizar e incentivar projetos artísticos. "É a terceira vez que a associação oportuniza a oficinandos/as a aprendizagem da construção poética, colocando expressão e sentimentos, através da prática da declamação. É com muita satisfação que estamos dando início a mais essa atividade, que com certeza revelará grandes e surpreendentes talentos", afirma.

Além de desvelar talentos para a escrita de poemas e também para a declamação – até mesmo com a publicação de livros individuais de ex integrantes das oficinas –, a atividade contribui para a autoconfiança e a habilidade da comunicação interpessoal.

O objetivo maior, entretanto, é desenvolver em oficinandas e oficinandos as técnicas fundamentais para a arte. Desde a primeira aula, a oficina abordará temas como os valores fundamentais do poema, a universalidade da poesia, as diferenças de elaboração escrita (como versos rimados ou brancos), as diferenças métricas e a adaptação de cada pessoa ao seu estilo próprio de escrever.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700