ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

08/11/2019

"Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil" será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

AGE/Divulgação

Há livros que vêm na hora mais oportuna. Em um ano marcado por desastres ambientais graves no país – como as manchas de óleo em praias nordestinas, as queimadas na Amazônia ou o rompimento da barragem de Brumadinho, além dos 160 projetos de megamineração e a ameaça à legislação de proteção ambiental no nosso estado –, a APCEF/RS lança uma obra que conta a história de José Lutzenberger, o ecologista gaúcho que foi um dos pioneiros em pautar a preservação da natureza como um dever da humanidade.

“Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil - Die Lebensgeschichte von José Lutzenberger, des grossen Umwetschützers Brasiliens” é um romance histórico produzido por 14 alunas e alunos de uma oficina de escrita criativa oferecida pela Associação, iniciada há um ano. Com orientação do renomado escritor Alcy Cheuiche, o livro narra com recursos literários a biografia do ecologista.

AGE/Divulgação

A obra – que é bilíngue, em português e alemão, idiomas nos quais se expressava Lutzenberger – será lançada no dia 14 de novembro (uma quinta-feira), na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Às 16h30min, no Auditório Barbosa Lessa, ocorre o painel com o debate sobre o livro, com a presença do ex-governador Olívio Dutra, das filhas Lilly e Lara Lutzenberger e do presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión, além de Alcy Cheuiche. Às 17h30min acontece a sessão de autógrafos, no Memorial do Rio Grande do Sul. A Feira, neste ano, vai de 1º a 17 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital.

“Para a APCEF, a literatura cumpre um papel importante na vida e a produção de um livro coletivo sobre a trajetória e obra de Lutzenberger muito nos orgulha”, diz Marcello Carrión. Sua defesa do ambiente natural continua nos inspirando para defender o bem viver. O romance histórico nos mostra a pessoa irreverente e corajosa, suas alegrias e decepções. É uma obra imperdível para argumentar a respeito da necessidade de continuar sua luta em defesa da Amazônia, por exemplo. Vale a pena ler.”

 O livro é editado pela AGE Editora e tem patrocínio da Fenae.

Associadas e associados podem comprá-lo com preço especial, mesmo antes do lançamento oficial, no site da APCEF/RS, por R$20. O livro pode ser enviado malote.

A escritora Neusa Tolfo, que participou da oficina e é uma das autoras da obra, diz que “não é possível deixar de citar a coragem e a determinação de Lutzenberger em enfrentar o poder econômico, usando de recursos como debates construtivos em busca de solução e a fala contundente, com argumentos técnicos, frutos de muito estudo e pesquisa”.

Veterana nas oficinas literárias da APCEF e já com uma obra solo em andamento, Neusa diz que foi um “grande desafio” para o grupo, já que o romance histórico era uma experiência nova para a maioria.

Ela diz que a admiração por Lutzenberger crescia “a cada pesquisa, na descoberta de sua luta para preservar o ambiente natural”. Na medida em que aumentava a responsabilidade em estar à altura do personagem, também percebia a falta que o ambientalista faz na sociedade brasileira contemporânea, “nestes tempos em que a destruição da natureza se mostra tão afoita”.

Foram muitas horas de pesquisa em livros, jornais, trabalhos acadêmicos, depoimentos, arquivos, bibliotecas e entrevistas presenciais com pessoas que passaram pela vida do biografado. “O objetivo é enfatizar a luta de Lutzenberger pela preservação do ambiente natural. Para que se possa entender a necessidade de continuar essa empreitada, inspirar-se para fortalecer a vontade resgatar o respeito profundo por Gaia, a Mãe Terra”, diz Neusa.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700