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14/11/2019

19 de novembro: ato reunirá categoria na Praça da Alfandega para defender a Caixa

Fenae/Divulgação

A campanha #ACaixaÉTodaSua chega na próxima terça-feira (19) ao Rio Grande do Sul, mobilizando a sociedade para defender a Caixa 100% pública e denunciar a ameaça de  privatização das áreas mais lucrativas do banco. Em Porto Alegre, o ato reunirá bancárias e bancários na Praça da Alfandega, um dos pontos mais movimentados da cidade, a partir das 12h. A ação é promovida pela Fenae e pelas Apcefs de cada estado.

"Precisamos conversar com as pessoas, nas ruas, para alertar a população para o fato de que a Caixa passa por um grave processo de venda e fatiamento de seus setores – e que essas ações têm consequências prejudiciais para os serviços que o banco presta ao povo brasileiro", argumenta o presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión.

“Os recursos arrecadados nesses setores do banco são responsáveis pelo financiamento de áreas como habitação, educação, da seguridade social (previdência, saúde e assistência social) dos benefícios à classe trabalhadora ou da bancarização, por exemplo. A rentabilidade deve ser revertida em benefício para a sociedade, que é a verdadeira detentora do banco", diz.

Os sinais dessa política, para as entidades que organizam a campanha, são evidentes. A Lotex, recentemente, foi vendida por um preço vil em relação às avaliações de mercado, para um consórcio estrangeiro. Ofertas públicas de ações (IPO) de subsidiárias de áreas como Cartões, Seguros, gestão de ativos e Loterias, que estão previstas para o início de 2020, da mesma forma, são indícios da intenção do governo de se desfazer justamente de setores importantes para o orçamento do banco público.

A campanha terá lançamentos regionais, além de Porto Alegre, nos próximos dias, em Curitiba (PR) e Recife (PE) e Belém (PA). Em São Paulo, o pré-lançamento teve como palco as agências que administram o saque do FGTS para pessoas que não têm conta na Caixa. Colegas dialogaram com a população e distribuíram material reforçando a importância do banco.

Nos meios de comunicação, de acordo com a Fenae, serão quatro meses de comunicação intensa. A divulgação está nos principais portais de notícias e nas redes vinculadas ao comitê. Nas rádios, os spots já estão nas emissoras de maior audiência dos 26 estados e do Distrito Federal.

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