ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

19/11/2019

Livro "Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil" lembra que outro mundo pode ser construído

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

A APCEF/RS entregou, na última quinta-feira (14), um importante presente à ecologia e à história do país: o romance histórico Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil - Die Lebensgeschichte von José Lutzenberger, des grossen Umwetschützers Brasiliens, que foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. A produção é fruto de uma oficina de escrita criativa oferecida pela Associação, de outubro de 2018 até este mês. Utilizando-se de recursos literários, 14 escritoras e escritores narram a biografia do ecologista que foi pioneiro na luta pela preservação do ambiente natural.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

Com generosidade, o escritor Alcy Cheuiche, responsável pela orientação da oficina, abriu o painel de debate do lançamento do livro. "Liderar este grupo de escritoras e escritores foi uma das mais fantásticas experiências literárias da minha vida", disse ele, que tem uma parceria com APCEF que já dura mais de dez anos

A obra, diz Cheuiche, é lançada em um momento delicado momento da vida brasileira, "em que arriscamos perder o muito que conquistamos em meio século de defesa do meio ambiente". Lutz, portanto, traz lições importantes para reverter a conjuntura. O ecologista, pondera o escritor, deixou um legado porque tinha "armas contra os que destroem a natureza": "conhecimento científico, como Engenheiro Agrônomo, a inteligência, a facilidade de comunicação oral e escrita, a teatralidade (quando necessária) e, principalmente, a coragem de enfrentar adversários capazes de tudo na defesa de seus venenos lucrativos", relatou.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

O lançamento ocorreu no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, pela 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além de Cheuiche, o painel teve a presença do ex-governador Olívio Dutra, das filhas de Lutzenberger, Lilly e Lara, e do presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión. Uma concorrida sessão de autógrafos, no Memorial do Rio Grande do Sul, ocorreu logo em seguida.

Associadas e associados podem comprar o livro com preço especial, no site da APCEF/RS, por R$20. O livro pode ser enviado por malote.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

Lutz fecha uma trilogia sobre o meio ambiente, que começa em "Água, elemento essencial da vida", depois com "Gaia, a Mãe Terra", e vem em edição bilíngue, em português e alemão, dois idiomas nos quais o ecologista se expressava, além de espanhol, francês e inglês. O grupo de escritoras e escritoras está se preparando para  lançar o livro em Berlim, capital da Alemanha, em maio de 2020.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

"Li em duas investidas, pois é uma literatura muito gostosa, que flui, e tem uma pesquisa riquíssima, com dados incríveis para conhecer o passado e a própria cidade de Porto Alegre. Ouso dizer que posso chamar o Lutzenberger de Lutz, pois agora já somos amigos íntimos", contou o presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión."Temos uma noção muito consolidada, dentro da APCEF, de que não há sustentabilidade em um sistema no qual tudo é mercadoria. Não é possível consumir os recursos do planeta ad eternum, em um crescimento constante. A Terra tem recursos finitos. Se o sistema do lucro constante destrói o planeta, é preciso que a gente conceba que outro mundo pode ser construído".

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

Para Lilly Lutzenberger, é uma "grande honra" ver o "trabalho maravilhoso" realizado pelo coletivo coordenado pelo Cheuiche. "Ter acompanhado o processo, a construção do personagem do meu pai, foi uma experiência muito rica. Que esse livro, a mensagem contida aqui, possa ganhar o mundo. Mostrando não só as suas lutas, mas também sua vida. Que essa mensagem seja entendida, e, mais do que isso, seguida", afirma.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

Sua irmã Lara, por sua vez, diz que o livro cumpre um papel fundamental contemporaneamente. "Confirma-se tudo o que o nosso pai já dizia, do quanto a primazia do capital, da busca incessante do lucro e do crescimento ilimitado tem sido desastroso para todos nós. Chegamos em um limite. Junto com outras poucas cabeças pensantes no mundo daquela época, meu pai já fazia esse alerta, desde o final dos anos 1950. Hoje, já se sabe que o que eles diziam era absolutamente correto".

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

O ex governador Olívio Dutra conta que já na década de 60 encontrava em Lutzenberger alguém com uma visão evoluída da cidade, "que não era somente os arranha-céus, o grande comércio, os veículos. Ele pensava em uma cidade em que o ser humano tivesse primazia sobre as coisas. Nesse contexto surgia a Agapan, pela recuperação das águas do Guaíba e contra a Borregard, e  do Arroio Dilúvio. Ali se internalizou esse ideário que culminou em muitas políticas importantes", contextualizou.

Lutz é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

A obra é assinada por Amauri Antonio Confortin, Angélica Brock, Arnaldo Luiz Dutra, Célia Zingler, Cristina Cattoi, Eneida Ferrari, Irineu Roque Zolin, Naiara Machado da Silva, Neusa Tolfo, Noely Luft, Salate Maria Mattje, Sonia Maria Tizoni, Tania Mendonça e Tânia Serafini. Tem edição da AGE Editora e apoio da Fenae.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700