ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

26/11/2019

Rita Serrano é reeleita como representante da categoria no CA da Caixa com 81% dos votos

Fenae/Reprodução

A representante de empregadas e empregados da Caixa no Conselho de Administração (CA) Rita Serrano foi reeleita para o cargo com 81,76% dos votos válidos no pleito que se encerrou na sexta (22). A Diretoria da APCEF/RS havia apoiado publicamente a candidatura, e avalia como importante a vitória de Serrano, por sua trajetória e capacidade de defender o maior desafio colocado neste momento: a manutenção do caráter 100% público do banco.

Houve ampla participação da categoria no processo, tanto o número de candidaturas, com 204 inscrições, quanto no comparecimento, que chegou aos 40% (frente aos 30% da última eleição), quanto no envolvimento de diversas entidades representativas, como sindicatos, centrais sindicais, federações e associações.

“Empregados/as, ao participarem desse processo, disseram não ao retrocesso, não à privatização das operações da Caixa e disseram sim ao banco público, sustentável, focado no desenvolvimento do país e sim a melhores condições de vida e direitos”, declarou Serrano.

O novo mandado começa em abril de 2020, quando será realizada a posse. Até lá, ela prossegue no cargo participando de todas as atividades para fechar o ciclo da atual gestão. O segundo colocado do pleito, Henrique Holtz de Almeida Jr., recebeu 3,75% dos votos.

Serrano vê centralidade, neste momento, na oposição à Medida Provisória 905, que retira direitos e atinge em especial a categoria bancária, ampliando jornada, abrindo a possibilidade de trabalho aos finais de semana e trazendo riscos de redução nos valores da PLR.

O Conselho de Administração é a principal instância de decisões do banco público, e possui oito vagas: a presidência, seis conselheiros/as indicados/as pelo Ministério da Economia e uma representação eleita por empregados/as. Seu papel é representar os anseios de trabalhadores/as e fiscalizar as ações da gestão.

A orientação de Serrano, agora, é de que a sociedade participe da consulta pública aberta pelo Senado e vote contra a MP 905, pressionando o Legislativo para que não aprove a medida e fortaleçam a organização em suas entidades de representação. “Já sabemos que juntos podemos muito mais”, destaca a conselheira.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700