ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

24/07/2020

"Não deixaremos de nos comunicar e nem de defender os direitos": encontro da APCEF/RS reúne dezenas de aposentadas e aposentados

Reunião de Aposentadas/os

Dezenas de aposentadas e aposentados da APCEF/RS se participaram, na quinta-feira (22), de um inovador encontro virtual para discutir assuntos relativos à Funcef, com atenção ao significado da mudança do estatuto da Fundação e os seus resultados no ano de 2019.

“Depois de esperar para que pudéssemos nos encontrar presencialmente, o que infelizmente não é viável -- e nem sabemos quando será --, desafiamo-nos a fazer uma reunião online para tratar de assuntos que dialogam com as pessoas aposentadas”, conta a diretora de Aposentadas, Aposentados, Previdência e Saúde da APCEF/RS, Célia Zingler.

Ela diz que a reunião foi tão interessante que será repetida mais vezes. “Juntos aprender a usar as ferramentas que a internet nos proporciona. Não deixaremos de nos comunicar e nem de defender os direitos, como sempre fizemos”, afirma.

O encontro começou com uma fala do advogado Ricardo Castro, do Escritório Direito Social, a respeito da mudança estatutária da Funcef, ocorrida em maio, e considerado ilegítimo por entidades como a Fenae e a APCEF/RS. Em síntese, as mudanças tratam da redução de seis para quatro as diretorias da Fundação; da criação um novo sistema de eleição, de dois em dois anos, da metade dos/das membros/as da Diretoria e do Conselho Deliberativo da entidade; da adoção de maioria simples para as decisões do Conselho Deliberativo; e da possibilidade de candidaturas avulsas, e não de chapas, na eleição da Funcef.

Sobre os resultados de 2019 da Funcef, Castro diz que é necessário que os planos precisam de uma gestão de investimentos mais ativa para a superação da meta atuarial e dos déficits acumulados. É preciso que a Fundação cobre da Caixa o pagamento dos passivos judiciais trabalhistas que impactam os resultados dos planos de benefícios, diz o advogado.

O ano de 2020 não oferece perspectiva de recuperação, por conta da pandemia da Covid-19, mas será possível, a depender da gestão dos ativos, atingir a meta atuarial. “Não haverá novo equacionamento em 2021”, afirma Castro.

O encontro, realizado pela plataforma Zoom, teve também seu momento da participação de associadas/os com perguntas e considerações. “A reunião nesse formato permitiu para nós, aposentados, o contato com informações sobre a Funcef. Quero parabenizar a explanação dos advogados, que foi muito didática”, avaliou o associado Adroaldo Carlos, de Cachoeira do Sul. Para a associada Dora Salton, de Farroupilha, a reunião digital é uma forma excelente de participação. “Tanto a condução da reunião, como a explicação através de slides, foram bem objetivos e claros. Seria interessante se houvesse mais reuniões”, pontuou.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700