ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

26/08/2020

LíderA aborda defesa da democracia no Brasil e discute patamares mínimos para assinatura do Acordo Coletivo de 2020

LíderA 2020'

A APCEF/RS realizou, no sábado (22), pela primeira vez, uma versão à distância do Líder A, o curso de formação de lideranças voltado a Representantes da Associação nas Unidades Caixa. Dezenas de colegas se reuniram virtualmente para debater a conjuntura política e também a campanha salarial de 2020.

A atividade começou com uma palestra do professor Aragon Érico Dasso Júnior, docente no curso de Administração Pública da UFRGS e líder do Grupo de Pesquisa em Estado, Democracia e Administração Pública. O debate, intitulado “Democracia no Brasil: Como defender a que temos e contribuir para alcançar a que queremos”, tratou de temas como a participação popular e a trajetória política do Brasil. Depois da fala do professor, colegas participaram com perguntas e considerações.

“Tínhamos marcado para março a primeira edição presencial deste ano, e precisamos cancelá-la por conta da pandemia”, conta o diretor de Formação para o Bem Comum da APCEF, Marcos Todt. “Debatemos tanto os temas contemporâneos, sempre convidando especialistas em suas áreas de conhecimento, para contribuir para nossa formação coletiva, e, em um segundo momento temas específicos da categoria bancária ou mesmo para tratar de assuntos de interesse da APCEF, pensar os caminhos e estratégias da entidade, em um fórum amplo de debate”, explicou. Trata-se do quinto ano de realização do LíderA.

A campanha salarial de 2020 foi o objeto de debate no momento seguinte, trazendo o diretor de Relações de Trabalho da entidade, Carlos Heitor Culau Tourrucoo, e a diretora da Mulher Trabalhadora da Fetrafi-RS, Cristiana Garbinatto, como debatedores. Foi aprovada uma proposta de encaminhamento que apontou patamares mínimos para fechar o acordo com a patronal: aumento salarial acima da inflação, manutenção da Participação nos Lucros e Resultados, garantia de todos os direitos sociais na convenção e acordos, nenhum reajuste da contribuição de trabalhadores/as nos planos de saúde, além do regramento do home office com jornada e valores de ressarcimento de despesas residenciais.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700