ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

19/11/2020

“Dependendo do projeto político, a definição de democracia vai ser diferente”, diz Sabrina Fernandes à APCEF

Tese Onze/Divulgação

Ontem, a série de lives Debates APCEF – Ideias que Transformam teve o prazer de receber a socióloga, professora, ativista e youtuber Sabrina Fernandes para falar sobre as possibilidades de um caminho popular e democrático no Brasil.

“Muito se fala neste momento, desde o impeachment – o golpe – e depois que o presidente Jair Bolsonaro assumiu, se estamos ou não em uma democracia. O que está acontecendo com a democracia brasileira? Aí é muito importante qualificar o que significa democracia, quando usamos essa palavra: ela é polissêmica. E esses significados não são somente de dicionário. Estamos falando aqui de significados políticos: dependendo do projeto político, a definição de democracia vai ser diferente”, começou Sabrina.

Doutora em sociologia, ela faz pós-doutorado com a Fundação Rosa Luxemburgo Alemanha e a UnB, autora de Sintomas Mórbidos (2019) e Se quiser mudar o mundo (2020), além de produtora do canal Tese Onze.

Como criamos uma noção de democracia, portanto, se cada pessoa pensa de um jeito? Para a entrevistada, devido ao fato de grande parte da população brasileira viver em um estado de vulnerabilidade e em grave desigualdade, limita-se a possibilidade de um exercício democrático, em um país que vive sob ameaça constate de desdemocratização. “As instituições, da forma como são moldadas hoje, não contemplam essa realidade”, explica.

“É por isso que a gente fala de participação popular. Não só um plebiscito ou referendo – isso é mais uma forma de tentar colocar tudo em uma caixinha. Temos que perceber que os nossos desafios são do cotidiano”, explica.

As lives da série Debates APCEF/RS – Ideias que Transformam, da qual fez parte a transmissão de ontem, ocorrem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras: na primeira terça do mês, os temas serão relativos à categoria bancária; nas terceiras terças, por outro lado, são assuntos mais amplos, voltados à sociedade em geral.

Você pode assistir à live a qualquer momento, aqui.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700