ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

11/01/2021

Caixa 160 anos: participe das mobilizações!

 

 

 

 

Presente em 97% dos 5.570 municípios brasileiros, com 145,4 milhões de correntistas e poupadores(as), responsável pelo pagamento do Auxílio Emergencial pelo Novo Coronavírus a 68 milhões de cidadãos(ãs) e registrando um lucro de R$ 5,6 bilhões apenas no primeiro semestre de 2020. Esses são apenas alguns dos números que comprovam a grandiosidade da Caixa, que completa 160 anos nesta terça-feira, dia 12 de janeiro.

A data, no entanto, em vez de festiva, será marcada por mobilizações em todo o País. Considerando a conjuntura, com reestruturações, privatizações de setores lucrativos, aumento de metas, Programas de Demissão Voluntária (PDVs), falta de condições dignas de trabalho e um constante desrespeito à categoria, a APCEF/RS, juntamente com a Fenae e outras entidades representativas, estará endossando uma campanha nacional com o objetivo de cobrar respeito aos(às) empregados(as) e de defender uma Caixa do Povo e 100% pública.

Desde a sua criação, em 1861 - quando possibilitou a abertura de cadernetas de poupança para os(as) homens e mulheres escravizados(as) comprarem suas cartas de alforria -, até os dias de hoje -, em que protagoniza o pagamento do Auxílio Emergencial pelo Novo Coronavírus, entre outros benefícios sociais -, a Caixa desempenha um papel econômico e social fundamental para o desenvolvimento do Brasil. “Nós, enquanto sociedade, não podemos admitir um desmonte tão grande a um patrimônio tão essencial quanto a Caixa. Neste dia 12, nossa festa se tornará luta”, afirmou a diretora de Cultura da APCEF/RS e diretora da Região Sul da Fenae, Naiara Machado da Silva.

Para isso, a APCEF/RS convida todos(as) os(as) seus associados(as) a participarem das mobilizações. Das 11h às 13h, haverá um “tuitaço” nas redes sociais digitais, utilizando as "hashtags" #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil e #PrivatizaNão. O(a) associado(a) também pode compartilhar os cards, comentar e curtir as publicações.

Empregados(as) merecem respeito

Apesar do risco da pandemia e das condições precarizadas de trabalho, graças ao esforço da categoria, quase metade da população (cerca de 120 milhões de pessoas) foi atendida pelo banco. Mesmo com um déficit de cerca de 20 mil postos de trabalho, a Caixa assumiu, em tempo recorde, o pagamento do Auxílio Emergencial e de outros benefícios. Também graças ao trabalho dos(as) empregados(as) da Caixa que o Brasil promoveu a bancarização de 38 milhões de cidadãos(ãs) que estavam invisíveis aos olhos do Governo Federal.

Por uma Caixa do Povo e 100% Pública

A despeito dos duros ataques que vem sofrendo, a Caixa é a maior operadora de programas sociais e de transferência de renda do Governo, participando de políticas de combate à pobreza e à desigualdade social e estimulando a economia. Tudo isso só é possível porque a Caixa é um banco 100% público. Nesses 160 anos de história, a Caixa e a população brasileira enfrentaram e superaram juntas todas as crises, sejam econômicas, sociais ou político-sanitárias, como a que vivemos agora. Nesse sentido, a APCEF/RS conclama seu corpo associativo a se unir nesta corrente em defesa da Caixa do Povo e 100% Pública. Participe da mobilização!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700