ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

15/01/2021

Debates APCEF/RS da próxima terça, 19, abordarão perigos da megamineração. Assista!

deb

 

Na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, às 19h, os "Debates APCEF/RS: Ideias que Transformam" tratarão sobre os impactos socioambientais que projetos de megamineração representam para a comunidade riograndense. Há, hoje, em andamento, mais de cinco mil áreas visadas para exploração mineral em território gaúcho, sendo que 166 delas estão já em fase de licenciamento.

Para falar sobre esse tema sensível e urgente, os "Debates APCEF/RS" contarão com a pós-doutoranda, docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrante do grupo Tecnologia, Meio ambiente e Sociedade da UFRGS e do Comitê de Combate à Megamineração no RS (CCM-RS), Camila Dellagnese Prates; o engenheiro ambiental, coordenador da AMA Guaíba - entidade filiada à Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do RS - e membro da coordenação do CCM-RS, Eduardo Reguse; e o diretor de Formação para o Bem Comum da APCEF/RS, doutorando em Ciências Sociais na PUCRS e também membro do CCM-RS, Marcos Todt. O debate será transmitido ao vivo nas páginas da Associação no Facebook e no YouTube.

A megamineração é uma atividade predatória que desaloja populações, traz consequências ambientais sérias e quase nenhum retorno econômico. Projetos como o Mina Guaíba - que pretende extrair carvão entre Eldorado do Sul e Charqueadas -, Caçapava do Sul - que pretende extrair zinco, chumbo e cobre nas proximidades do Rio Camaquã -, Três Estradas - que objetiva minerar fosfato em Lavras do Sul - e Retiro - para extrair titânio em São José do Norte - são algumas das grandes preocupações da APCEF/RS e das entidades que integram o CCM-RS, que Comitê vêm promovendo ações a fim de conscientizar a população dos perigos que esses empreendimentos oferecem ao meio ambiente e à sociedade. Assista à nossa live e compreenda a importância de se engajar nesta luta também! É nesta terça, dia 19, às 19h, nas páginas da APCEF/RS no Facebook ou no YouTube!

Debates APCEF/RS

Os "Debates APCEF/RS: Ideias que Transformam" são um projeto da diretoria de Formação para o Bem Comum que consiste na promoção de "lives" abertas ao público, transmitidas quinzenalmente nas páginas da Associação no Facebook e no YouTube, todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, às 19h.

Nas primeiras terças, os debates tratam de assuntos de interesse geral da categoria bancária. Já nas terceiras terças, os temas são mais abrangentes.

Dentre os(as) debatedores(as) que já participaram do evento, estão o filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff; a juiza do Trabalho Valdete Souto Severo; e a socióloga, professora e ativista e youtuber, Sabrina Fernandes. Para assistir às edições anteriores, basta acessar as páginas da APCEF/RS no Facebook ou no YouTube.

Serviço:

O quê: Debates APCEF/RS: Ideias que Transformam
Tema: Rio Grande do Sul x Megamineradoras
Quando: Terça-feira, 19 de janeiro
Horário: 19h
Onde: Páginas da APCEF/RS no Facebook e no YouTube

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700