ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

23/09/2021

APCEF/RS organiza encontro sobre o Saúde Caixa. Participe!

LIVE
 
É hora de entendermos tudo que está em jogo e unirmos forças para defender um Saúde Caixa sustentável e perene, fiel aos princípios de mutualismo, solidariedade e pacto intergeracional. O encontro é aberto a colegas de todo o Brasil.
 
Recentemente, houve uma importante vitória fruto da mobilização das entidades e do movimento bancário. Mesmo contra a vontade do governo federal,  o Projeto de Decreto Legislativo 342/2021 foi aprovado e sustou os efeitos da Resolução 23 da CGPAR. Com isto, a Caixa finalmente confirmou que não implementará a paridade no custeio do Saúde Caixa. No entanto, a Caixa quer alterar o custeio atual, em que a empresa arca com 70% dos custos e os empregados e empregadas com 30%.
 
De acordo com a diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF/RS, Michele Venzo, a situação é complexa, e há riscos de que a Caixa implemente preocupantes retrocessos no que tange ao modelo de custeio e gestão do plano: "temos ainda o limitador de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do plano. Precisamos, portanto, nos mobilizar para derrubar esse teto que, no longo prazo, trará aumento de custo e de coparticipação para os(as) empregados(as). Também é imprescindível que a Caixa passe a divulgar os resultados do plano de forma transparente”, sustenta Michele.
 
Para que o plano seja gerido de forma competente e justa, é necessário uma maior transparência,
conceito que faltou quando foram realizados os últimos reajustes. A Caixa não pode, em hipótese alguma, manter um déficit de lisura no que tange aos números do plano e, ao mesmo tempo, atacar suas premissas e alterar seu modelo de custeio. Com direitos e com saúde não se brinca!
 
Nesse sentido, a fim de debater as mudanças propostas para o Saúde Caixa e os riscos que corremos a partir destas mudanças, a APCEF/RS convida para um encontro online com o objetivo de informar e mobilizar. Participarão do encontro Fabiana Proscholdt,  Coordenadora da Comissão Executiva dos empregados da Caixa (CEE/Caixa); Michele Venzo, diretora da APCEF/RS e membra da CEE/Caixa; Rita Lima, diretora do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, da Fenae e da Intersindical; e Plínio Pavão, ex-secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  da Contraf e membro do Grupo de Trabalho que negociou com a Caixa o Saúde Caixa em 2003/2004. O evento terá a mediação do presidente da APCEF/RS, Marcos Todt.

O encontro ocorrerá dia 30 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h. Você pode participar pela plataforma Zoom da APCEF/RS  acompanhar pelo Facebook ou pelo Youtube da Apcef gaúcha. Veja mais informações em www.apcefrs.org.br. Até lá!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CONSTRUINDO O BEM COMUM - 2021/2024
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700