ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

10/11/2017

Uruguaiana fortalece a luta em defesa da Caixa


A campanha “Caixa do Povo e 100% Pública - Tô contigo e não abro”, promovida pela APCEF, prossegue com a mobilização pelo Estado. Na noite de 7 de novembro, foi a vez da Câmara Municipal de Uruguaiana abrir as portas para este importante debate. A maioria do público já compareceu com a camiseta da campanha, que ganhou apoio também de outras entidades.

Câmara Municipal de Uruguaiana sediou o evento
Crédito fotos: Jéssica Sobreira - Jornalista (MTB 18209/RS)

Marcos Todt, vice-presidente da APCEF, iniciou o debate com uma apresentação que abordou a importância social de bancos públicos, como a Caixa, que fornecem fomento à atividade econômica: agrícola, industrial, infraestrutura e habitação popular. Além disso, oferecem crédito com condições mais adequadas. Dessa forma, os bancos públicos contribuem muito com o desenvolvimento regional. Tomando como base pesquisa do DIEESE, Todt explicou que 248 municípios no Rio Grande do Sul são atendidos apenas por bancos públicos (Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).

Outras entidades públicas também estiveram presentes, explicaram que igualmente estão sofrendo prejuízos no momento atual e declararam apoio a campanha promovida pela APCEF. Leandro Dallanora, professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Câmpus Avançado Uruguaiana (IFFAR Uruguaiana) mencionou a importância do Instituto se manter público para que assim possa continuar oferecendo ensino público de qualidade para os(as) alunos(as) que não tem condições de pagar uma universidade privada. Com a educação, eles(as) podem conquistar um futuro melhor.

Maurício Blanco, assessor jurídico do Sindicato dos Bancários e presidente da OAB de Uruguaiana, demonstrou seu apoio às entidades públicas e a campanha “Caixa do Povo e 100% Pública”. Destacou ainda o valor da luta realizada em defesa da Caixa, devido a sua grande importância social.


Leandro Dallanora (E), Olívio Chervinski, Marcos Todt, Júlio Pereira e Maurício Blanco

No debate realizado na Câmara Municipal de Uruguaiana, cinco vereadores(as) marcaram presença: Mano Gás (PSDB), Suzana Alves (PRB), Zulma Ancinello (PRB), Eric Lins (DEM) e Vilson José Brites (PMDB). Eles(as) se comprometeram com a proposta apresentada pelo vice-presidente da APCEF, Marcos Todt, de apresentar à Câmara de Vereadores moção de repúdio à abertura de capital da Caixa e apoio à manutenção da Caixa do Povo, que será enviada ao Presidente da República, ao Ministro da Fazenda e ao Banco Central do Brasil.

Renato Correa, presidente do Sindisaúde de Uruguaiana e Itaqui, também argumentou a preocupação atual com a Santa Casa e a defesa para manter o SUS 100% Público. Correa salientou que irá incluir na luta pela saúde pública no Estado a defesa da “Caixa do Povo e 100% Pública”.

Um público numeroso participou do debate. Douglas de Souza Jaques, coordenador da Regional Fronteira Oeste e Gilmar dos Reis Souza, do Sindicato dos Bancários de Uruguaiana,  marcaram presença. Olívio Chervinski, conselheiro da APCEF, fez excelente trabalho auxiliando na organização e divulgação do evento. Os(as) bancários(as) sublinharam o orgulho de trabalhar numa empresa como a Caixa com grande importância para a sociedade e o valor da mobilização entre todos(as) para que esta luta se fortaleça cada vez mais.


Público compareceu com a camiseta da campanha

Ao final do debate, o vice-presidente da APCEF propôs uma votação simbólica de solidariedade às entidades públicas, incluindo o Banrisul, o Instituto Federal e o SUS 100% Público. Por unanimidade, foi aprovado apoio a estas causas.


Votação simbólica foi aprovada por unanimidade

Na parte da tarde, Marcos Todt e Júlio Pereira, diretor de apoio ao Social e Lazer, estiveram presentes na Rádio Charrua, de Uruguaiana, debatendo a campanha “Caixa do Povo e 100% Pública” para chamar toda a sociedade a se juntar a esta luta de importância nacional.


Debate na Rádio Charrua, em Uruguaiana
Arquivo/APCEF     

A APCEF gaúcha agradece o apoio de todos(as) e segue mobilizando a luta pelo Estado em defesa da Caixa. No dia 23 de novembro, o próximo debate será realizado na Câmara Municipal de Santo Ângelo. Marque na agenda também: no dia 25 de novembro, o debate ocorrerá na Câmara Municipal de Porto Alegre.



Tags:

  • #CAIXA 100% PÚBLICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


16/11/2017

Sede reformulada da APCEF em São Francisco de Paula será inaugurada no dia 2 de dezembro

A Colônia de Férias da APCEF/RS em São Francisco de...

14/11/2017

Em Porto Alegre: ato pela Caixa do Povo e 100% Pública no dia 25

A APCEF/RS realiza, no sábado (25), um ato em defesa de uma Caixa...

14/11/2017

Confira a classificação de Colônias para dezembro

TramandaíClassificação 29/12/2017 a 04/01/2018 Informamos...

13/11/2017

Atenção Santo Ângelo e região: em Defesa da Caixa do POVO e 100% Pública

No dia 23 de novembro, às 19h, acontece em Santo Ângelo o evento...

10/11/2017

Uruguaiana fortalece a luta em defesa da Caixa

A campanha “Caixa do Povo e 100% Pública - Tô contigo...