ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

15/10/2018

Estreia da peça "O Carnaval é Nosso!" emociona e convida à reflexão

O Carnaval é Nosso!

Uma das grandes salas de Porto Alegre recebeu, na noite da quarta-feira (10), a estreia da nova peça do grupo Caixa de Pandora, “O Carnaval é Nosso!”. Centenas de pessoas foram ao Dante Barone, no centro da Capital, para assistir a um espetáculo que tem a maioria de atrizes e atores associados à APCEF/RS.

Com roteiro do bancário Paulo Caetano, direção da dramaturga Sandra Loureiro e encenado por atrizes e atores amadores, a peça conta a história de um bar inserido em uma comunidade pobre durante a Ditadura Militar. Ameaçada de expulsão pela expansão imobiliária desenfreada, o Carnaval da vila torna-se o gatilho para um processo de resistência popular. E não somente o fator trágico da situação é representado: o lado cômico de um prefeito pitoresco, de uma primeira-dama deslumbrada e de um bêbado bufão, por exemplo, dão os toque satíricos que tornam a peça singular.

O Carnaval é Nosso!

“Achei a estreia maravilhosa, com o grupo muito empenhado. O tema da peça é atual e estou me sentindo lisonjeada, alegre”, disse Rosemeri Nobre, atriz que representou a personagem Mariazinha – uma mulher que, no início da trama, recebe a notícia de que deverá deixar o lugar onde mora e tem um bar, o Rosa Vermelha.

Rosemeri faz teatro amador há mais de 15 anos, seis deles no Caixa de Pandora, com a direção de Sandra Loureiro. Embora se caracterize como tímida, ela é exuberante no palco. “Fiz a Retalhos da Morte e todas as oficinas da diretora, que é maravilhosa. Ela consegue desenvolver em nós um trabalho que nem se acredita. O pessoal que assistiu disse que se emocionou. Só tenho a agradecer”, disse.

Terminado o espetáculo, dezenas de pessoas se aglomeraram na antessala do teatro para uma calorosa saudação das atrizes e atores. Para a associada Vilma Norma Loner, que já participou de outros espetáculos como atriz, presença habitual nos eventos culturais da entidade, a peça a “preencheu”. “A atuação esteve boa, os artistas vão pegar ritmo e vai estourar espetáculos rapidinho, o figurino fantástico, luz fantástica, pessoal se mexendo e movimentando, tudo bom. A voz, pelo tamanho do espaço, esteve um pouco prejudicada, mas o resto esteve muito bom. As músicas tiveram um ótimo encaixe, e o momento é atualíssimo. A mensagem final – a respeito da desigualdade – é gritante”, avalia.

O Carnaval é Nosso!

A Diretora de Cultura da APCEF/RS, Diva Maria Fernandes, comentou: “é com muita satisfação que vejo mais um trabalho do grupo teatral Caixa de Pandora estreando nos palcos. Um grupo que trabalhou durante meses, pesquisando, ensaiando, cuidando dos detalhes, comprometido em apresentar um ótimo espetáculo ao seu público. E é nessa linha de promover e oportunizar aos seus associados a prática e o prazer de realizar atividades culturais, que a associação procura trazer sempre uma novidade no trabalho criativo do Caixa de Pandora. Um grupo com atuação aqui na Capital, bem como em apresentações nos Festivais de Teatro no interior do Estado”.

O elenco é composto por Almeri Espíndola, Paulo Caetano, Débora Nobre, Valquíria Judaber, Evanilda Padilha, Nara Alteneter, Eduardo Longhi, Rosemeri Nobre, Elaine Alteneter e Rodrigo Ribeiro.

A APCEF/RS seguirá divulgando as apresentações seguintes do espetáculo "O Carnaval é Nosso! " . Até a próxima!

O Carnaval é Nosso!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700