ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

18/07/2019

Próximo de completar um ano, Observatório Astronômico da APCEF já foi visitado por mais de 500 pessoas

Foto: Jéssica Sobreira/Especial

O Observatório Astronômico Didático Caixa de Joias, mantido pela APCEF/RS no Espaço Bem Viver, em São Francisco de Paula, ultrapassou recentemente a marca das 500 assinaturas em seu livro de presenças. Instalado há quase um ano, no final de julho de 2018, o espaço foi criado para desenvolver o interesse pela ciência entre associadas e associados. Montado junto ao terraço do Centro de Convivência (refúgio), está equipado com um telescópio de 14 polegadas automatizado, e tem sido usado tanto para o lazer quanto para estudos científicos.

“Achei interessante ter na APCEF em São Chico um Observatório, e toda vez que passava uns dias na sede torcia para que o tempo estivesse bom para participar da atividade de observação”, relata a associada Marta Ampessan, de São Marcos.

Ela, que faz parte dos quadros da Associação há quinze anos, diz que sempre leva uma turma diferente para conhecer o Espaço Bem Viver. “Todos ficam impressionados com a beleza do lugar e com a novidade que é o Observatório”, conta. “Fiquei sabendo quando busquei o site para inscrição e desde então acompanho as divulgações”.

“Iniciamos com uma pequena palestra antes da observação de fato, falando do dos astros que serão observados na sessão”, diz o vice-presidente da Associação, Paulo Belotto, que é um dos integrantes da Confraria Astronômica Caixa de Joias e responsável pelas observações.

“Percebo que as pessoas ficam bastante contentes com a possibilidade de observar os planetas e entender o funcionamento do Sistema Solar. A receptividade das pessoas com um tipo de conhecimento que não está vinculado às nossas habilidades de trabalho como bancários e bancárias é muito estimulante: ter ideia das dimensões do universo, desenvolver um entendimento de quão grandioso ele é. São questões que estudamos na escola, mas que muitas vezes se perdem no dia a dia. O retorno que temos é de pessoas que ficam agradecidas por ter tido a possibilidade de acessar esse tipo de equipamento”, afirma.

Foto: Jéssica Sobreira/Especial

Saiba como participar

As sessões de observação, assim como em 2018, ocorrem nas quartas-feiras e nos sábados – dependendo, claro, de fatores meteorológicos que são determinantes para o uso do telescópio.

Para saber das novidades do Observatório, você pode entrar no grupo de Whatsapp da Confraria Astronômica Caixa de Joias, onde informações mais ágeis sobre as atividades serão publicadas, como agenda, condições climáticas para observação, eventos astronômicos especiais ou confirmações das sessões. Como as observações dependem de fatores meteorológicos que podem mudar muito rapidamente, sugerimos que o grupo seja consultado. Clique aqui para aderir!

O acesso ao observatório acontece sempre com monitoria. Para eventos programados – cujo público máximo é de 15 pessoas – ou para mais informações, você deve entrar em contato com a Associação pelo e-mail apcefrs@apcefrs.org.br, ou com membros/as da Confraria.

A Confraria Astronômica Caixa de Joias, que reúne associadas e associados interessados/as por astronomia, completa dez anos em dezembro.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700