ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

16/08/2019

Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável será realizado em Porto Alegre no dia 28 de agosto

Imagem: Divulgação

Ocorre no próximo dia 28 de agosto, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, o Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, organizado pelo Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável..

O objetivo é incentivar a ocupação de espaços urbanos com inteligência para gerar produtos agrícolas saudáveis, promover trabalho e renda, além de combater miséria.

O Fórum foi criado em 2017 para debater e incluir o tema nas pautas de políticas públicas. Dezenas de organizações da sociedade civil têm se mobilizado para participar do Seminário, que tem apoio do Ministério da Cidadania (MC) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“A agricultura urbana e periurbana veio para ficar. A sociedade civil, independentemente de qualquer apoio público, já vem se organizando para ocupar a cidade e proporcionar um ambiente mais verde e uma vida mais saudável. No entanto, se os governos derem o olhar necessário para esta nova cultura urbana, a tendência é um crescimento exponencial desta: das hortas, jardins, e demais espaços verdes”, avalia Mário Bruck, Coordenador-Geral do Fórum.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas na página do Fórum no Facebook (LINK).

Conheça abaixo programação do evento.

9h – Abertura

10h – Apresentação do Fórum Gaúcho de AUP (Mário Sander Bruck e Lurdes Ágata Guiconi) (A Coordenação do Fórum relatará os avanços e gargalos na construção da Política Estadual de AUP)

10h30 – Painel 1: Agricultura Urbana no Século XXI: trajetória histórica e cenário atual (Prof. PhD. José Marcos Froehlich/UFSM) (O Professor contextualizará, do ponto de vista da produção acadêmica, a AUP no mundo e no Brasil)

11h – Painel 2: A Agricultura Urbana e Periurbana no RS: Panorama 2019 (EmaterRS)

11h30 – Debate

12h15 – Almoço

13h30 – Painel 3: A AUP no Brasil e as Políticas Públicas: Em que momento estamos? Qual o futuro? (Ministério da Cidadania: Coordenadora-Geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana, Kelliane Fuscaldi e a Diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares, Viviane Fernanda Dutra; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Coordenação de Projetos de Inclusão Produtiva, Suzi Maria de Cordova Huff Theodoro) (Os órgãos do Governo Federal que atuam com políticas públicas relacionadas com AUP apresentarão o estágio atual dessas políticas e as expectativas em relação a atividade)

14h30 – Debate

15h – Painel 4: Como a AUP pode reduzir o uso de agrotóxicos e melhorar os indicadores de qualidade ambiental, saúde e alimentação nos municípios? (Prof. Dr. Leonardo Melgarejo/UFSC, Prof. Ms. José Renato de Oliveira Barcelos/ABA e Drª. Mônica Birchler Vanzella Meira/UFRGS)

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700