ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

26/04/2021

APCEF entrega livro a parlamentares em mobilização contra a privatização de Corsan, Banrisul e Procergs

Arquivo/APCEF

Um projeto que acaba com a necessidade de um plebiscito para privatizar estatais gaúchas como a Corsan, o Banrisul e a Procergs avança na Assembleia Legislativa do estado. Depois de sua aprovação pela Comissão de Finanças do parlamento no dia 15 de abril, o texto tem caminho livre para votação no plenário – o que deve ocorrer nos dias 27 de abril e 4 de maio. São necessários 33 votos contrários entre 55 deputados, em dois turnos, para rejeitar a emenda. O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, em março, a intenção de vender ações da Corsan à iniciativa privada, o que fará com que o estado deixe de ser acionista majoritário da companhia.

A APCEF/RS está participando ativamente de uma campanha contrária à privatização da estatal que fornece e trata água de 317 dos 497 municípios do estado. A Associação vem mantendo contato com deputadas e deputados estaduais, e argumenta que a iniciativa do governo não está sintonizada com o bem-estar do povo gaúcho, já que ao menos 250 cidades contratantes dos serviços da empresa divulgaram nota pedindo a suspensão do projeto que derruba a exigência de plebiscito.

“Deputados estaduais são eleitos pelo voto popular. Agora, a maioria deles quer nos tirar o direito de decidir, através de plebiscito, se queremos manter públicas essas empresas do povo gaúcho. Porque se acham no direito de querer vender um patrimônio que é de todas e todos? Assim como defendemos a Caixa 100% Pública, defendemos que continue público o fornecimento de água, o sigilo dos nossos dados e o banco de todas/as as/os gaúchas/os”, disse o diretor de Formação para o Bem Comum na APCEF, Marcos Todt, um dos signatários de uma carta que a Associação enviou a cada gabinete do parlamento estadual.

Leia o documento na íntegra aqui.

Junto com a manifestação segue o livro “Água, Elemento Essencial da Vida, enviados na sexta-feira (23). A obra, uma coletânea de contos que é resultado de uma oficina de escrita criativa da APCEF, com orientação do escritor Alcy Cheuiche, na diversidade de suas narrativas, contém avisos de alerta, e, lida atentamente, poderá ajudar na sua missão de defender a população rio-grandense. Trata-se do fruto de um longo trabalho para desenvolver novos talentos e faz parte das atividades culturais organizadas pela APCEF/RS desde 2009. Os contos falam do cotidiano das pessoas em relação à água, que é, como diz o título do livro, elemento essencial da vida.

“As privatizações dos serviços de água, transporte público, energia e coleta de lixo, ocorridas especialmente a partir dos anos 1990, estão sendo revertidas no mundo todo, somando 884 em 2019, conforme o Centro de Estudos em Democracia e Sustentabilidade do Transnational Institute (TNI)”, informa a APCEF, no documento.

Nesta segunda-feira (26), às 18h30, será realizada uma audiência pública, virtualmente, para debater a Proposta de Emenda Constitucional nº280/2019, que pretende retirar a necessidade de plebiscito para a venda da Corsan, do Banrisul e da Procergs. Acesse-a aqui.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700