ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

11/06/2021

Reunião online de Aposentadas e Aposentados aproxima pessoas e dá esclarecimentos

Reunião de Aposentadas/os

Aposentadas e aposentados se reuniram na quarta-feira (9), em mais um encontro promovido pela APCEF/RS – que tem organizado eventos mensais para essa parte da categoria, falando sobre direitos, saúde, questões previdenciárias e jurídicas, entre outros assuntos. As reuniões ocorrem de forma online, o que permite a participação das pessoas de onde quer que estejam.

A reunião contou com a participação da doutora Maria Juliana Moura Correa, que falou detalhadamente sobre vacinas e cuidados com a Covid-19. Ela tem doutorado em Epidemiologia pela UFBA, pesquisadora associada da FIOCRUZ e especialista em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e defende que trabalhadoras e trabalhadores essenciais, como o pessoal da Caixa, devem ser prioridade na vacinação, pois, ao atender a população, estão sob maior exposição ao vírus.

“A vacina é a única arma que temos, já falávamos isso desde o início da pandemia. Não tem outro tratamento para proteger a população e reduzir a mortalidade. E vacinar pessoas da linha de frente beneficia toda a luta contra a propagação da Covid”, afirma.

Sobre esse tema, a aposentada Elisabeth Lumens Becker, de Passo Fundo, expressou sua dor por ter perdido para a COVID-19 seu único sobrinho de 42 anos, que deixou órfãs duas crianças, uma de oito e outra de seis anos.  Ela  defende que “é essencial esclarecer as pessoas que o vírus evolui à medida que se propaga, sofre mutações, se torna mais forte. É preciso alertar, também, que à medida que as pessoas mais velhas estão se imunizando com a vacina, o vírus acha soluções para atacar as mais jovens, ou mesmo superar as barrerias criadas pela vacina, pois precisa de um hospedeiro para sobreviver”. Completou: “Meu sobrinho deveria estar vivo! Porque o que vivemos com o meu sobrinho é a completa desinformação, a falta de leito e de atendimento médico correto, incluindo a administração do “kit cloroquina”, disse.

Para a diretora da pasta de Aposentadas, Aposentados e Previdência, Célia Zingler, está acontecendo um processo de banalização da COVID-19, justificada pelo cansaço que as pessoas enfrentam, mas alerta que não devemos subestimar a gravidade da situação. Ela se solidariza com as famílias das vítimas da doença e entende que a falta de enfrentamento correto, por parte das autoridades, está gerando um colapso sanitário grave. “O Brasil tem 2,7% da população mundial e é responsável por mais de 12% de mortes. Cuide-se mas cuide também dos outros para barrar a contaminação!”, recomendou.

Com a equipe da AR Advocacia Humanizada, que presta assessoria previdenciária à APCEF, a reunião abordou assuntos como as eleições da Funcef, a prova de vida nas instituições previdenciárias (INSS e FUNCEF) e o andamento de ações do Seguro Jurídico. Os esclarecimentos foram prestados pela advogada Aline Portanova e pelo advogado Ricardo Castro que reforçaram a disponibilidade para atendimentos online previamente agendados enquanto a pandemia perdurar.

O encontro foi o primeiro desde a posse da nova Diretoria Executiva da APCEF/RS, no dia 31 de maio. A pasta, antes chamada de “Aposentadas, Aposentados, Previdência e Saúde”, agora se chama “Aposentadas, Aposentados e Previdência”, e a diretoria é composta por Célia Zingler,  Arlete Saldanha e Silvia Regina Hohgräwe. A nova vice-presidenta da Associação, Naiara Machado da Silva, participou do encontro e fez uma saudação em nome da gestão que inicia.

A Associação convida a quem já se aposentou para participar das próximas reuniões, que ocorrem agora mensalmente, sempre em plataforma online, pois, além de ser um canal importante para se informar a respeito de várias pautas de interesse comum, é também um espaço de participação e debate. Fique atento/a às notícias publicadas pela APCEF nas nossas redes sociais – Facebook, envio por Whatsapp e Instagram –, ao boletim de e-mail e ao site da entidade!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CONSTRUINDO O BEM COMUM - 2021/2024
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700