ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

18/06/2021

APCEF/RS e entidades reúnem com SR sobre surto de Covid-19 na unidade de Portão e em demais agências

Reunião com as Superintendências

A APCEF/RS, em conjunto com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS) e o Sindicato dos Bancários do Vale do Caí, promoveram uma reunião com os superintendentes Ricardo Bier Troglio e Daniel Almeida, das superintendências de Rede de Porto Alegre e Executiva de Varejo São Leopoldo, nesta sexta-feira (18), para buscar informações quanto às providências adotadas no caso do surto de Covid-19 na agência da Caixa no município de Portão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O encontro teve a participação do presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, da vice-presidenta, Naiara Machado da Silva, da diretora de Relações de Trabalho da Associação, Michele Venzo, da diretora da Mulher Trabalhadora da Fetrafi-RS, Cristiana Garbinatto, e do presidente do Sindicato dos Bancários do Vale do Caí, Gerson Kunrath.

Ainda na quinta-feira (17) as entidades entraram em contato com as superintendências através de uma carta em que expuseram suas preocupações, solicitaram confirmação das emissões de Comunicação de Acidente de Trabalho (Cat) e solicitaram a reunião. Você pode acessar o documento, na íntegra, aqui.

As instituições representativas, considerando os protocolos do banco e as orientações sanitárias, buscaram informações acerca dos procedimentos adotados pelas superintendências. Os superintendentes informaram que a Agência Portão segue fechada, que os seis colegas que tiveram testes positivos para o coronavírus estão afastados, e que os colegas que tiveram contato com estes estão em trabalho remoto por ao menos 72 horas. Informaram também que os/as gestores/as das agências estão orientados/as sobre a proibição de reuniões e confraternizações com as equipes. Garbinatto relatou que há agências em Porto Alegre que estão desrespeitando essa orientação, e a superintendência se comprometeu a averiguar os casos específicos relatados na reunião.

O Superintendente de Rede informou também que cada agência possui verba para a compra de máscaras e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e garantiu que as gestões das unidades estão orientadas a solicitar ajuda à SR caso não tenham verba suficiente. A APCEF/RS solicitou que seja adotada testagem de temperatura de cada pessoa que acesse as unidades Caixa, e a SR se comprometeu em estudar a viabilidade dessa medida.

A APCEF/RS argumentou também que a Covid-19 é reconhecida como doença do trabalho desde abril de 2020, por decisão do Supremo Tribunal Federal. Em setembro do ano passado foi editada a Portaria 2.309/2020, que inclui a infecção por coronavírus como doença ocupacional, e a não emissão de CAT pode gerar responsabilização pessoal (civil e penal) aos gestores. A partir da demanda da Associação, da Fetrafi-RS e do Sindicato dos Bancários do Vale do Caí sobre a rotina de emissão das CATs por parte da Caixa em cada afastamento ocasionado por Covid-19, Troglio acionou a Gipes, que, por sua vez, entrou em contato com a Gerência Nacional da Caixa. Ficou combinado que a Superintendência de Rede, assim que receber a resposta da Gerência Nacional, vai repassá-la à APCEF/RS.

Representantes das entidades que estiveram presentes na reunião registram como positiva a visão manifestada pelos dois superintendentes de que os protocolos formais são os cuidados mínimos que cada gestor precisa efetuar, mas que se deve buscar ir além para garantir a melhor proteção de todas e todos os colegas.

As entidades salientam que a emissão de CAT é imprescindível, pois podem aparecer danos ocasionados pela Covid-19 mesmo após o retorno ao trabalho. Assim, se a Caixa não emitir a CAT imediatamente, a APCEF/RS ou o sindicato devem ser procurados.

A Associação seguirá acompanhando o tema de perto, e ficou combinado ao final da reunião que será mantido um contato permanente com a SR de Rede acerca dos cuidados com bancários e bancárias em relação à exposição ao coronavírus. A diretoria da entidade se coloca também à disposição de associados e associadas de qualquer lugar do Brasil para continuar esclarecendo ou ajudando no que for necessário. Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em nos procurar!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CONSTRUINDO O BEM COMUM - 2021/2024
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700