ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

16/07/2021

Saúde Caixa: principal assunto da reunião de Aposentadas e Aposentados de julho

Reunião de Aposentadas/os

Dezenas de pessoas das mais diversas cidades participaram, na quarta-feira (14), da reunião mensal de Aposentadas e Aposentados da APCEF/RS. É  um encontro para informações,  debate e encaminhamentos de demandas desse grupo tão especial de associadas/os. O  direito ao Saúde Caixa é o centro das atenções neste ano, especialmente neste mês de julho. A equipe de profissionais do AR – Advocacia Humanizada também cumpre uma tarefa importante na busca de direitos individuais e coletivos, principal objeto do Seguro Jurídico.  Reuniões online permitem encontros sem sair de casa, uma comodidade cada vez mais presente.

“Essas atividades têm mantido um canal de informações importante. Tratar do Saúde Caixa é imprescindível neste momento, precisamos estar sempre atentos para defender os direitos conquistados ao longo da vida”, avaliou a diretora de Aposentadas, Aposentados e Previdência da Associação, Célia Zingler.

As reuniões, diz ela, são importantes para conversar sobre as respostas coletivas a questões que decidem a vida das pessoas. “São uma forma importante de trocar ideias e passar informações para que estejamos sempre juntas e juntos nas grandes causas. Assim defendemos os direitos de todos, aposentados/as e ativos/as”, explica.

O Saúde Caixa foi a pauta principal do encontro deste mês. A Caixa quer implementar mudanças desfavoráveis a usuárias e usuários acerca do custeio do plano de saúde, e a diretora de Previdência e Saúde da Fenae, Fabiana Matheus, junto com o colega da Caixa e assessor de saúde Plínio Pavão falaram sobre as disputas no âmbito da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022. Existe um Grupo de Trabalho com composição paritária entre indicados pelas entidades sindicais e pela Caixa para analisar o plano. Infelizmente, p banco não tem dado transparência em relação aos custos, mas tem a firme intenção de transferi-los para usuários/as, rompendo com a regra de assumir 70% das despesas. Também propõem segmentar o Saúde Caixa por faixa etária, uma agressão ao pacto de solidariedade e intergeracional, algo inadmissível. Foi aprovado o indicativo na reunião de propor, no CONECEF, que acontece no início de agosto, que a forma mais abrangente de manifestação sobre o tema é através de plebiscito, não de assembleias por entidades sindicais quando for o momento de apreciar eventuais mudanças.

“É um tema muito relevante agora. A gente acabou de ver a aprovação do PDC 956/2018 pela Câmara dos Deputados [leia mais no site da APCEF], que susta a Resolução CGPAR 23, que derrubou uma série de direitos consolidados – é por isso que trazemos este assunto. A quantidade de pessoas aqui, interessadas, é muito gratificante para nós, em uma tarde de reflexão e contribuição, para que a gente fortaleça cada vez mais este coletivo”, disse a vice-presidenta da Associação, na sua saudação de abertura do evento, Naiara Machado da Silva.

Ela lembra também que agora o PDC vai para o Senado e precisamos fazer uma grande mobilização para uma vitória definitiva.

Com a equipe da AR Advocacia Humanizada, que presta assessoria previdenciária à APCEF, foram abordados  assuntos relacionados à Funcef e às ações judiciais em andamento, com um espaço dedicado à resposta de perguntas feitas por associados e associadas. Participaram também as diretoras Silvia Regina Hohgräwe e Arlete Pedrozo Saldanha, da pasta de Aposentas/os e Previdência.

A Associação, através da diretoria de Aposentadas, Aposentados e Previdência, novamente te convida a participar das próximas reuniões, que ocorrem mensalmente, nas segundas quartas-feiras de cada mês, sempre online. Além de ser um canal de divulgação das informações mais recentes para aposentados e aposentadas, a atividade define também passos a serem trilhados para melhorar cada vez a atenção ao que é relevante para associadas e associados.

A reunião do próximo mês tratará da revisão das perdas acumuladas nas contas do FGTS.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700