ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

12/01/2022

Em meio às comemorações dos 161 anos da Caixa Econômica Federal, APCEF/RS segue na luta para manter a instituição 100% pública

Desde a sua fundação, em 12 de janeiro de 1861, a Caixa faz parte do desenvolvimento social e econômico do Brasil. Ela faz parte da história do país. Para se ter uma ideia, no século passado, os escravos buscavam a caderneta de poupança para mais tarde comprar a sua carta de alforria.

Os mais de 85 mil empregados e empregadas da Caixa atendem hoje cerca de 100 milhões de clientes, levando inclusão bancária, democratização do acesso ao crédito, pagamento de benefícios sociais, apoio à micro e pequenas empresas, além de fomento a políticas públicas de educação, esporte, saneamento, infraestrutura, agricultura familiar, moradia e sustentabilidade.

Para comemorar os 161 anos da instituição, a APCEF/RS participou de uma ação em Porto Alegre e outra em Uruguaiana. Em Porto Alegre, o ato aconteceu em frente à Caixa Econômica Federal, no edifício Querência. Também estiveram presentes o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). 

A diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF, Michele Venzo, e o diretor de Esportes, Júlio César Jardim Pereira, participaram do evento. Em sua fala, Michele destacou: “Nós estamos passando por um processo terrível de fatiamento e de privatização da Caixa. Estão fazendo de uma forma que o povo não perceba. Mas a gente vai voltar a ter uma Caixa pública e forte. A gente vai voltar a contratar os empregados que a gente precisa. O nosso objetivo é atender à população”.     

foto

Dados do DIEESE apontam que a Caixa Econômica Federal é responsável por cerca de 70% do financiamento habitacional no país. Já no que diz respeito ao financiamento habitacional da população de baixa renda, esse percentual salta para 90%. 

Outro dado que reforça a importância dos bancos públicos, dentre eles a Caixa, mostra que 250 municípios no Rio Grande do Sul são atendidos apenas por esse tipo de instituição financeira. São em sua maioria municípios pequenos onde os bancos privados não têm interesse de estar presentes. 

Motivados pela missão de construir políticas associativas para congregar, organizar e defender os associados e associadas, mantendo a Caixa como banco público, o presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, e a vice-presidenta, Naiara Machado da Silva, estão realizando uma turnê pela regional fronteira-oeste.

Já foram feitas reuniões nas agências de São Gabriel e de Uruguaiana, onde a presidência da APCEF foi recebida carinhosamente pelos colegas desses dois municípios. Em Uruguaiana, Marcos e Naiara estiveram na Rádio Charrua, onde falaram da importância da Caixa para a sociedade.

foto

Ainda em Uruguaiana, neste 12 de janeiro, a APCEF/RS realizou uma ação em frente à agência da Caixa, com direito a bolo, com 220 fatias, que foi distribuído à população. No ato, estiveram presentes e ofereceram valioso apoio, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Olívio Chervinski, e sua esposa Kátia Correa Rosa. 

O evento teve a participação da colega aposentada Rocy Soares, além de Suelen Almeida, do setor de Relacionamento com associadas e associados da APCEF, dos colegas da agência de Uruguaiana, seus clientes e da população em geral. 

foto

Uma questão recente que mostrou, mais uma vez, a importância da Caixa para o país, foi quanto ao Auxílio Emergencial. A APCEF/RS reivindicou que outros bancos também atendessem à população com o auxílio, mas a Caixa seguiu sozinha nessa empreitada. 

O presidente da associação, Marcos Todt, reforça: “A APCEF defende que a Caixa seja realmente voltada à população, em especial para quem mais necessita. A gente defende uma Caixa do povo, um banco do povo, 100% público”. 

A agenda de viagem da presidência para o restante da semana contempla visitas às agências de Alegrete e de Rosário do Sul.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CONSTRUINDO O BEM COMUM - 2021/2024
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700