Resistência Indígena em pauta no Debates APCEF da semana
 

2022-04-18 03:00:00

Há pouco a celebrar no que se refere à situação dos direitos dos povos indígenas no país. Um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) revelou um crescimento de 61% de assassinatos de indígenas só no último ano. Intensificam-se as ações políticas para atacar as terras demarcadas e colocá-las à disposição do agronegócio ou do garimpo – ou mesmo em ambientes urbanos, pela especulação imobiliária nas metrópoles.

A despeito desse contexto, o retorno de indígenas a territórios tradicionais também avança. No Rio Grande do Sul, povos têm resistido e feito retomadas importantes, como as de Maquiné, Terra de Areia e Ponta do Arado, no litoral e em Porto Alegre, pelo povo Guarani Mbya; ou de Canela e de São Francisco de Paula, pelos Xokleng e pelos Kaingang, na região serrana.

A Associação terá a honra de receber, na próxima terça-feira (19), a cacique Cunllugn Teie Xokleng Konglui, o cacique André Guarani Mbya e Maurício Kaingang para o Debates APCEF – Ideias que Transformam da semana. A live vai ao ar às 19h, através dos nossos canais no YouTube e do Facebook.

A série é veiculada nas primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com a participação de autoridades em cada assunto que é debatido. Nas primeiras terças, nós dedicamos esse espaço para falar sobre temas de interesse do corpo associativo e da categoria bancária. Já nas terceiras terças, nós trazemos temas mais abrangentes e de interesse geral de toda a sociedade.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: