Eventos Culturais da APCEF/RS

Ver o vídeo completo

PARTICIPE

Conheça e desfrute das vantagens de se associar

Clique e veja

CONFRARIA ASTRONÔMICA

“Já foi dito que astronomia é uma experiência de humildade e criadora de caráter. Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais amáveis uns com os outros, e para preservarmos e protegermos o "pálido ponto azul", o único lar que conhecemos até hoje.” (Carl Sagan, O pálido ponto azul.

Participar dos próximos

CORAL

O Coral APCEF iniciou suas atividades em 1993, e desde então vem colecionando apresentações. O grupo é regido pelo maestro João Araújo, Bacharel em Regência Coral pela UFRGS, e coordenado pela associada Iracema Mendes. 


Com participações na Capital e no interior, o Coral tem uma agenda que inclui atividades como i Galeto do Coral e o Encontro de Corais promovido pela APCEF. 



Quem se interessa por participar deve entrar em contato pelo e-mail cultural@apcefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3268-1611. Os ensaios são nas quintas-feiras na rua Santo Antônio, 259, Bairro Floresta, Porto Alegre.

Participar

FESTIVAL DE MÚSICA

O Festival de Música foi realizado até o ano de 2015. Posteriormente, foi substituído pela Tertúlia Bancária e pelo Talentos FENAE/APCEF.


Expressão de arte, o Festival Musical da APCEF propiciou o crescimento e a divulgação de valores artísticos e a descoberta de novos talentos. A realização do evento acontecia a cada três anos, e o vencedor participava da grande final, o Música FENAE, com artistas de todo o país!

Participar

MEMÓRIA

A APCEF/RS foi construída com o trabalho de empregadas e empregados da Caixa, que apostaram na união e engajaram-se no movimento associativo. Em agosto de 2010, comemorando os 40 anos da FENAE, foi inaugurado o espaço do Memorial APCEF/RS, que tem a proposta de resgatar um pouco da história da Associação e homenagear quem contribuiu para a construção da entidade.

Participar

NOITE CULTURAL

À altura da efervescência cultural da Associação, que proporciona diversas atividades para associados e associadas, nada melhor do que reunir os grupos para demonstrar suas produções.



Nesta proposta de integração, surgiu a Noite Cultural, evento tradicional no calendário da Associação, realizado em novembro ou dezembro de cada ano. Alunas e alunos das Oficinas são convidados/as a compartilhar um pouco do seu conhecimento em literatura, dança e outras expressões artísticas.

Tradicionalmente, também marcam presença os demais grupos culturais da Associação, em uma grande confraternização.

Participar

NÚCLEO DE CULTURA GAÚCHA

O Núcleo de Cultura Gaúcha foi criado em 2005 na APCEF/RS. A partir de 2006, com a reativação do Galpão Crioulo, todas as atividades passaram a ser feitas nesse espaço.


A proposta da criação do Núcleo de Cultura Gaúcha é de manter um espaço que cultua as tradições do Rio Grande do Sul, divulgando a culinária, a indumentária, a música, a poesia, a dança (através do seu Grupo de Danças Gaúchas) e outros elementos da cultura regional.


Dentro da agenda fixa do Núcleo de Cultura Gaúcha, temos a realização de um Almoço ou Jantar Campeiro nos meses de março/abril e realização do Costelão APCEF. Em setembro, é a vez do Jantar Baile de Encerramento da Semana Farroupilha. O Núcleo também está sempre presente na recepção a novos/as colegas da Caixa, recebendo-lhes com muita hospitalidade e com o melhor da culinária campeira.



Para participar do Núcleo, basta comparecer a um dos encontros semanais, que acontecem todas as terças-feiras à noite, a partir das 20h30, no Galpão Crioulo da Associação.

Participar

TALENTOS FENAE/APCEF

Um espaço para valorizar os grandes talentos bancários: assim é o Talentos FENAE/APCEF. O concurso ocorre em quatro categorias e oito modalidades:


Foto e Filme (Fotografia e Vídeo)


Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil)


Literatura (Contos/Crônicas e Poesia)


Música (Composição e Interpretação)

Participar

TEATRO

O Caixa de Pandora foi fundado em 1980. O grupo possui a direção da premiada atriz Sandra Loureiro e uma história de muito sucesso e diversos prêmios.


Ao longo de sua história, o Caixa de Pandora viveu grandes momentos e conquistou vários prêmios: no Fenarte (festival de artes promovido pela Fenae), no Festival de Teatro de Pelotas, e conquistou o conceituado Prêmio Tibicuera de direção e figurino (1983). O grupo conquistou recentemente troféus no Festival Art in Vento em Osório: em 2012, ganhou a melhor trilha sonora com o espetáculo "A Última Gota", dirigido para o público infantil. Em 2014, levou para casa três troféus pela sua apresentação no Festival "Art in Vento" em Osório: Melhor Trilha Sonora (Sandra Pimentel Loureiro e Gustavo Petry), Melhor Direção (Sandra Pimentel Loureiro) e Melhores Atores Coadjuvantes (elenco completo). O espetáculo também recebeu indicações para Melhor Figurino, Melhor Iluminação e Melhor Espetáculo.


O primeiro trabalho apresentado foi o roteiro poético Alastro, de 1980, dirigido por Augusto Hernandez. A primeira peça completa, O Homem do Princípio ao Fim, foi montada já no ano seguinte, 1981, com direção de João Pedro Gil.


Outros importantes trabalhos do grupo foram a esquete Aula de Teatro, em que são declamados os poemas "O analfabeto político e Perguntas de um trabalhador que lê", de Bertold Brecht, e o espetáculo "América Café", que teve sua pré-estreia em 29 de novembro de 2006, apresentada na Sala Álvaro Moreyra e nos teatros Hebraica, Bruno Kiefer, Municipal de Rio Grande, Treze de Maio em Santa Maria, Teatro da Assembleia Legislativa, entre outros espaços culturais da Capital e do interior.


O Grupo Teatral da APCEF Caixa de Pandora levou para casa três troféus pela sua apresentação no Festival "Art in Vento 2014" em Osório: Melhor Trilha Sonora (Sandra Pimentel Loureiro e Gustavo Petry), Melhor Direção (Sandra Pimentel Loureiro) e Melhores Atores Coadjuvantes (elenco completo). O espetáculo também recebeu indicações para Melhor Figurino, Melhor Iluminação e Melhor Espetáculo. Em 2015, o grupo arrebatou seis prêmios no Festival "Três Coroas em Ação": Melhor Espetáculo Infantil Júri Popular ("A última gota"), Melhor Direção (Sandra Loureiro), Melhor Trilha Sonora (Sandra Loureiro e Gustavo Petry), Melhor Atriz Coadjuvante (Elenco Feminino - Almeri Espíndola de Souza, Claci Bassani, Débora Nobre, Elaine Alteneter, Nara Viviane Pires Alteneter , Rosemeri Nobre, Salete Maria Mattje, Valéria Fialho Bassols, Valquíria Judaber e Viviane Bassols Tocchetto), Melhor Ator para Nilo Sérgio Flores Motta e Melhor Ator Coadjuvante para Paulo Caetano.



Em outubro de 2018, o grupo estreou a peça “O Carnaval é Nosso!”. Centenas de pessoas foram ao Teatro Dante Barone, no centro da Capital, para assistir a um espetáculo que tem a maioria de atrizes e atores associados à APCEF/RS. Com roteiro do bancário Paulo Caetano, direção da dramaturga Sandra Loureiro e encenado por atrizes e atores amadores, a peça conta a história de um bar inserido em uma comunidade pobre durante a Ditadura Militar. Ameaçada de expulsão pela expansão imobiliária desenfreada, o Carnaval da vila torna-se o gatilho para um processo de resistência popular. E não somente o fator trágico da situação é representado: o lado cômico de um prefeito pitoresco, de uma primeira-dama deslumbrada e de um bêbado bufão, por exemplo, dão os toque satíricos que tornam a peça singular.

Participar

TERTÚLIA BANCÁRIA

A Tertúlia Bancária é um evento de expressão do talento musical de bancários e bancárias. A atividade, não-competitiva, reúne colegas em uma grande integração através da boa música, amizade e boas energias! A Mostra Musical de Todos os Estilos para todo o Rio Grande é um palco aberto a diversas manifestações artísticas.

Participar
Share by: