Luta pela jornada de 6h na Caixa completa 30 anos 

2015-10-30 21:50:00

No dia 30 de outubro deste ano, os(as) empregados(as) da CAIXA comemoram uma grande conquista: o reconhecimento da jornada de seis horas. A APCEF/RS tomou a linha de frente desta luta que resultou em uma das maiores vitórias da categoria. Agradecemos a todos(as) trabalhadores(as) que se aliaram à Associação nesta conquista.

A APCEF/RS promoveu Encontros Estuduais, como o realizado no dia 22 de maio de 1985, marcando o Dia do Economiário. Mais de 400 bancários(as) da Capital e do interior participaram do evento. No dia 5 de outubro de 1985, aconteceu Assembleia Estadual no Ginásio de Esportes da Associação, uma das maiores do país, reforçando ainda mais a capacidade de luta da categoria.


Assembleia realizada na APCEF/RS foi uma das maiores do país
Fonte: Jornal João de Barro - novembro 85

Neste dia, em 1985, os empregados da Caixa paralisaram suas atividades por 24 horas em todo o país. A greve assegurou a jornada de seis horas e o direito à sindicalização como bancários. Até então, eram considerados economiários com jornada de 8 horas

A lei que estabelecia a jornada de seis horas para os empregados da Caixa foi sancionada pelo então presidente da República, José Sarney, no dia 17 de dezembro de 1985.

O ano de 1985 foi um marco na organização nacional dos empregados(as) da Caixa e na mudança de rumos na mobilização da categoria.

Tags: Direitos

Compartilhe em todas as redes!

Share by: